Justiça: Centro de Integração da Cidadania atende 213 mil pessoas na Capital

Variedade e rapidez dos serviços oferecidos motivam a grande procura

qui, 15/08/2002 - 12h15 | Do Portal do Governo

Os postos de atendimento do Centro de Integração da Cidadania (CIC) da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (SJDC), localizados no Jardim São Luiz, Parada de Taipas, Jova Rural e Itaim Paulista, periferia de São Paulo, atenderam 213 mil pessoas apenas no primeiro semestre deste ano. Em 2001, o número total de atendimentos foi de 165.817 pessoas. A variedade de serviços oferecidos e a rapidez com que são solucionados têm motivado essa grande procura.

De acordo com o balanço, divulgado pela Secretaria da Justiça, responsável pela coordenação dos Centros, a maior procura foi registrada no CIC Leste, com 89 mil atendimentos. No CIC Norte o número foi 58 mil, no CIC Sul foram 37 mil e 28 mil no CIC Oeste.

Centros de Integração da Cidadania

Nos Centros de Integração da Cidadania trabalham integrados um juiz, um promotor, um delegado, assistentes sociais e psicólogos. Há também postos de emissão de documentos (carteira de identidade e de trabalho e atestados de antecedentes), da Fundação Procon-SP, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Febem, além de uma delegacia de polícia e um posto de policiamento comunitário.

O Juizado Informal de Conciliação e o Juizado Especial Civil (Pequenas Causas), por exemplo, solucionam, diariamente, as causas de menor complexidade e de menor valor. Os advogados esclarecem as pessoas sobre os seus direitos, tentam a conciliação e, quando é o caso, encaminham as partes à assistência Judiciária ou Promotoria Púbica. Nos últimos seis meses, foram prestadas 14.312 atendimentos. O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), que emite RG e atestado de antecedentes criminais, foi responsável pela expedição de 13.845 documentos, nos últimos seis meses.

No total são oferecidos 23 serviços no posto Jova Rural (Zona Norte), 20 no posto Parada de Taipas l (Zona Oeste), 17 no Itaim Paulista (Zona Leste) e 16 no Jardim São Luiz (Zona Sul). No CIC Norte, a comunidade também conta com um posto de atendimento à vitima de abusos e exploração sexual e outro do Acessa São Paulo. Os serviços são gratuitos. Em alguns casos são cobradas somente taxas públicas.

Funcionamento

O horário de funcionamento dos postos é de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Quem quiser obter informações pode utilizar os telefones: (0 XX 11) 3291.2636 / 2637/ 2639/ 2640, ou dirigir-se pessoalmente nos seguintes locais:

* CIC Sul : Av. Um, número 100 – Jardim São Luís – Santo Amaro
* CIC Leste : Rua Padre Virgilio Campelo, 150, Itaim Paulista
* CIC Oeste: Estrada de Taipas, 990 (1998), Jardim Panamericano, Jaraguá
* CIC Norte: Rua Ari da Rocha Miranda, 36 – Jova Rural – Jaçanã