Justiça: Assentamentos vão ganhar quadras poliesportivas

Compromisso foi firmado em reunião realizada nesta terça-feira, dia 4

qua, 05/11/2003 - 16h25 | Do Portal do Governo

Parceria entre as secretarias estaduais da Justiça e da Defesa da Cidadania e da Juventude, Esporte e Lazer vai viabilizar quadras poliesportivas em assentamentos rurais. O compromisso foi firmado em reunião realizada nesta terça-feira, dia 4, entre os secretários Alexandre de Moraes e Lars Grael, e representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Lars Grael ressaltou o papel do esporte nos assentamentos para a integração social dos jovens e como oportunidade de lazer para as famílias de produtores rurais. ‘Nosso objetivo é ser parceiro. Para a secretaria, seria uma obra social importante, em parceria com a Secretaria da Justiça e com o MST’, disse.

A reivindicação do movimento social era a construção de centros com infra-estrutura para atividades esportivas e culturais, o que exigiria um investimento alto. O secretário da Justiça, Alexandre de Moraes, sugeriu que sejam construídas apenas as quadras inicialmente. ‘Depois nós vamos agregando, buscando outras parcerias’, explicou.

Com os recursos disponíveis na Secretaria da Juventude, devem ser construídas três quadras ainda este ano, em municípios a serem definidos. A idéia é buscar também parcerias com prefeituras, universidades e outros segmentos da sociedade civil.

Dívida

Na reunião, realizada na Secretaria da Justiça, foi discutida também a inadimplência de produtores assentados com o Fundo de Expansão da Agropecuária e da Pesca (Feap), vinculado à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. A dívida total é de cerca de R$ 42 milhões, referente a 1.483 contratos.

Para Delwek Matheus, coordenador estadual do MST, os produtores não têm capacidade de pagamento para fazer frente a um valor tão alto. O secretário Alexandre de Moraes explicou que só é possível fazer um abatimento da dívida por meio de projeto de lei, e encarregou a Fundação Instituto de Terras (Itesp) de elaborar, em conjunto com o movimento social, uma proposta para ser apresentada ao governador Geraldo Alckmin.

Também participaram da reunião o diretor de Desenvolvimento e Governo da Nossa Caixa, Natalino Gazonato, e o diretor-executivo do Itesp, Jonas Villas Bôas.

Helton Ribeiro da Secretaria da Justiça
M.J.