Justiça: Assentamento realiza I Mostra de Arte e Cultura Camponesa

Evento será neste sábado, dia 11

sex, 10/12/2004 - 19h16 | Do Portal do Governo

A Escola Municipal do Campo Hermínio Pagôtto, localizada no assentamento Bela Vista do Chibarro, em Araraquara, vai ser o palco da I Mostra de Arte e Cultura Camponesa, promovida pela prefeitura neste sábado, dia 11, das 9 às 13 horas.

Na Mostra haverá o resgate histórico do assentamento, com fotos, apresentação de receitas, brincadeiras e tradições ainda vivas no campo, entre outras atividades.

Há dois bons motivos que justificam o evento: o primeiro é a proposta de resgate da identidade do homem do campo por meio de suas manifestações artísticas e culturais, valorizando suas produções artesanais e manifestações tradicionais passadas de geração para geração.

O segundo motivo é o projeto Escola no Campo, que há dois anos vem sendo executado por professores das escolas municipais dos assentamentos Bela Vista, Monte Alegre e Bueno de Andrada, todos em Araraquara.

Escola no campo

O projeto Escola no Campo está concorrendo ao Prêmio Gestão Pública e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas/2004, que premiará até o fim desta semana cinco projetos sociais. Dentre os 20 selecionados, está o de Araraquara, o que torna o evento uma espécie de comemoração do reconhecimento de uma proposta de resgate dos valores do campo.

Técnicos da Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, têm colaborado com o projeto em várias frentes: periodicamente, uma determinada turma é escolhida para participar de um dia de campo, em que as crianças aprendem a fazer horta, mudas de árvores frutíferas, criar viveiros e jardinagem.

Foram feitas também visitas aos rios para o reconhecimento das matas ciliares; visitas aos lotes de assentados, onde aprenderam a ordenhar vacas e os processos de higiene para a retirada do leite; e o processamento do café, desde o plantio até a torrefação e moagem.

Na área ambiental, foram feitos cursos de coleta e identificação de sementes e identificação e cultivo de plantas medicinais. O interesse foi tanto que, em setembro passado, o Itesp promoveu um curso na Unesp de Jaboticabal para jovens assentados sobre horta medicinal e fez a doação de várias mudas para o canteiro da escola.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.