Justiça: Assentamento ganha internet via satélite

Produtores rurais foram beneficiados pelo programa Governo Eletrônico

qua, 10/03/2004 - 17h31 | Do Portal do Governo

Os produtores rurais do assentamento Bom Pastor, em Sandovalina, região do Pontal do Paranapanema, já contam com acesso gratuito à internet desde o último final de semana. Eles foram beneficiados pelo programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Ministério das Comunicações, implantado em parceria com a Associação de Mulheres Assentadas do Pontal do Paranapanema e com apoio da Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

A conexão com a internet no assentamento é via satélite, com tecnologia fornecida pelo Gesac. A comunidade ficou responsável pelo espaço físico e pela aquisição dos cinco computadores, mínimo exigido para a implantação do projeto. A idéia agora é, por meio de uma parceria com a prefeitura de Sandovalina, ampliar o prédio onde foram instalados os computadores, adquirir novos equipamentos e oferecer cursos de capacitação em informática aos assentados.

De acordo com Jefferson Alexandre da Silva, técnico em desenvolvimento agrário do Itesp, a internet comunitária está beneficiando não só as 130 famílias do assentamento Bom Pastor, mas também produtores rurais de outros assentamentos vizinhos e até moradores da cidade. Essa experiência deve contribuir para demonstrar a adequação do projeto aos assentamentos rurais. Até agora, o Gesac vinha beneficiando apenas populações urbanas.

Helton Ribeiro, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.