Justiça: Assentados são capacitados em comercialização

Objetivo é facilitar o acesso de produtores rurais assentados ao mercado

qua, 16/03/2005 - 11h45 | Do Portal do Governo

Facilitar o acesso de produtores rurais assentados ao mercado é o objetivo de oficinas que a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove para aproximadamente 100 agricultores da região do Pontal do Paranapanema. A iniciativa integra o Programa de Capacitação em Comercialização e Agroindústria Familiar.

Nesta etapa, as atividades estão voltadas para a sensibilização dos participantes e discussão do cooperativismo. Com carga horária de 16 horas, as oficinas serão realizadas em Primavera, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Presidente Epitácio e Presidente Bernardes.

Outros cursos serão oferecidos ao longo dos meses de março, abril e maio, possibilitando aos agricultores conhecer e entender o processo de comercialização, identificando suas potencialidades e limitações. Também é objetivo do programa estimular e dar suporte à estruturação de uma rede de comercialização de produtos da agricultura familiar das comunidades assentadas e remanescentes de quilombos.

Em todo o Estado está prevista a capacitação de 600 agricultores e 100 técnicos. O projeto conta com recursos da ordem de R$ 250 mil, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário por meio da linha Capacitação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Também são parceiros do Itesp a Ceagesp, Ceasa, Conab e Prefeitura de São Paulo.
Serviço

Confira a data e local das oficinas

Primavera: 15 e 16, na Unesp

Presidente Epitácio: 15 e 16, na Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Av. São Paulo, 943.

Teodoro Sampaio: 16 e 17, no Centro de Formação de Mão de Obra (CEFAMO).

Presidente Bernardes: 16 e 17, na sede do assentamento Quatro Irmãs.

Mirante do Paranapanema: 17 e 18, no Lyons Club.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.