Justiça: Assentado experimenta irrigação por gotejamento em Tremembé

Kit está sendo fornecido pelo Instituto de Terras - Itesp

ter, 21/09/2004 - 12h40 | Do Portal do Governo

O produtor rural Gilmar Lopes da Silva, do assentamento Conquista, em Tremembé, já está produzindo pepino com kit de irrigação por gotejamento fornecido pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. O kit está sendo utilizado de forma experimental, para que os produtores do assentamento conheçam o sistema.

Ao receber o equipamento, Gilmar assumiu o compromisso de difundir a experiência no assentamento, apresentando os resultados aos demais produtores. O kit utilizado em seu lote é de 500 metros quadrados. O modelo é específico para a horticultura, com gotejadores distribuídos com um espaçamento de 30 centímetros.

A principal vantagem da irrigação por gotejamento é a economia de água, já que ela fornece apenas o que a planta necessita. No ano passado, o Itesp distribuiu 79 kits em assentamentos de todo o Estado, num investimento de R$ 90 mil. Este ano, serão distribuídos mais 28 kits. A iniciativa faz parte do programa Adequação Tecnológica.

Jonas Villas Bôas, diretor-executivo do Itesp, esclarece que o objetivo do programa é dotar os assentamentos de tecnologia adequada à agricultura familiar, propiciando o uso racional dos recursos disponíveis. ‘Os pequenos agricultores podem utilizar sistemas de irrigação que evitam o desperdício de água, comum na agricultura de grande porte’, exemplifica.