Justiça: Assentadas de Promissão montam indústria de doces

Cooperativa foi formada em 1998

seg, 19/04/2004 - 17h50 | Do Portal do Governo

Um grupo de mulheres do assentamento Reunidas, no município de Promissão, está na fase final da criação da indústria de doces Bemacla. A cooperativa, que hoje conta com 12 mulheres, foi formada em 1998, e inicialmente se voltava à fabricação artesanal de doces.

O grande salto se deu com a construção de um galpão de 33 m². Para a obra, a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, forneceu o material de construção, enquanto que a prefeitura de Promissão entrou com a mão-de-obra. O espaço se expandiu e hoje o tem 255m², divididos em duas fábricas: doce de leite e doces de frutas.

Para que o investimento, que desde 1998 já soma cerca de R$ 150 mil, possa dar resultados, a Bemacla pretende expandir a produção e atingir outros mercados. Em 2003, a empresa forneceu 130 Kg de doces para a merenda de cerca de 1.700 crianças das escolas de promissão, e atualmente a produção é vendida no comércio da região.

De acordo com a coordenadora do grupo, Bernadete Silva Calegari, as cooperadas esperam pagar os investimentos em, no máximo, um ano. Atualmente, toda a renda mensal gerada pelo negócio, de R$ 4 mil, é reinvestida. Bernadete também explica os planos para os jovens do assentamento: “nós pretendemos trazer os jovens para a Bemacla, não como funcionários da empresa, mas como cooperados. Dessa forma vamos contribuir ainda mais para o desenvolvimento do assentamento.”