Justiça: Ações para combater o tráfico de seres humanos

Meta do Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos é aperfeiçoar a qualidade de atendimento às vítimas

qui, 07/10/2004 - 16h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania de São Paulo, por meio da Assessoria de Defesa da Cidadania (ADC) tem executado inúmeras ações voltadas para combater o tráfico de seres humanos, desde o início da campanha estadual de combate a esse tipo de crime, lançada em 23 de setembro. A primeira delas foi realizada na Via Dutra, que reuniu cerca de 100 pessoas, entre membros de organizações não governamentais e Polícia Federal, foi a distribuição de panfletos informativos a motoristas de caminhões e ônibus sobre o problema.

Nesta semana, os membros da ADC que atuam no Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos do Estado de São Paulo participam do curso de capacitação promovido pelo Escritório das Nações Unidas e pelo Ministério da Justiça em Goiás. O evento reúne especialistas de diversas organizações, nacionais e internacionais, que lidam com tráfico de seres humanos no Brasil, realizando atendimento psico-social às vítimas.

Além de uma iniciativa de capacitação, de troca de experiências e conhecimento, o evento irá colaborar com a articulação necessária entre os órgãos envolvidos, para a construção de uma estratégia de integração nacional e internacional, bem como para a prevenção e repressão dessa atividade criminosa.

Outra meta do Escritório de Combate e Prevenção ao Tráfico de Seres Humanos da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo é aperfeiçoar a qualidade de atendimento às vítimas. Para isso, o escritório pretende realizar, no dia 14 de outubro, uma oficina interna com o Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), órgão também ligado à Secretaria da Justiça de São Paulo, voltada ao atendimento às vítimas de crimes dolosos.

Também no dia 14 de outubro, no aeroporto de Cumbica, membros do Escritório de Combate ao Tráfico de Seres Humanos se reunirão com representantes da Infraero e da Polícia Federal para buscar apoio na luta contra esse tipo de exploração.

O Escritório de São Paulo é uma iniciativa pioneira no Brasil, implementado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania em conjunto com o Ministério da Justiça e com o apoio de parceiros como o Consulado dos Estados Unidos da América, Serviço da Mulher Marginalizada (SMM), Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude (ASBRAD), Comitê Latino Americano e do Caribe para defesa dos direitos da mulher (CLADEM) e Conselho Estadual da Condição Feminina.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça

M.J.