Juros bancários: Procon-SP divulga última pesquisa

Confira as variações registradas

seg, 13/05/2002 - 10h23 | Do Portal do Governo

O levantamento de juros bancários, feito pela Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, no dia 6/5/2002, constatou que a taxa média mensal do cheque especial (13 bancos pesquisados) foi de 8,76% (inferior à de abril, que ficou em 8,84%, implicando em decréscimo de 0,08 pontos percentuais), enquanto a do empréstimo pessoal foi de 5,48% ao mês (a mesma de abril, 5,48%).

Cheque especial

A maior taxa observada para o cheque especial foi de 9,50% ao mês (BCN) e a menor foi de 7,95% (Nossa Caixa). As quedas verificadas nas taxas desta modalidade foram promovidas no BBV e no Banespa. O BBV alterou de 9,00% para 7,99% a taxa mensal (decréscimo de 1,01 pontos percentuais, significando variação de -11,22% em relação à taxa de abril). O Banespa modificou a taxa de 8,99% para 8,89% ao mês (decréscimo de 0,10 pontos percentuais, implicando numa variação de -1,11%). Nas demais instituições financeiras não houve alteração na taxa de juros do cheque especial.

Empréstimo pessoal

Já com relação ao empréstimo pessoal a maior taxa, entre as instituições pesquisadas, foi de 6,95% (Itaú) e a menor foi de 3,95% (Nossa Caixa). Os técnicos da Fundação Procon-SP esclarecem que, tendo em vista a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, para efeito da pesquisa foi estipulado o período de 12 meses, uma vez que todos os bancos trabalham com esse prazo. Lembram ainda, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Análise

Apesar de ter sido constatada queda na taxa média do cheque especial, motivada pela redução em duas instituições financeiras da amostra, o que se constata no mercado é uma tendência de estabilidade das taxas de juros referentes às duas modalidades de crédito analisadas. Esse comportamento pode estar refletindo a cautela adotada pelo Banco Central na condução da política monetária, que manteve a meta para a taxa de juros básica (Selic) em 18,50% ao ano por dois meses consecutivos.

Os técnicos alertam para que os consumidores também tenham cautela diante dessas modalidades de crédito, pois as taxas continuam muito elevadas e lembram que o uso do cheque especial deve estar sempre associado a situações extraordinárias e momentâneas nas finanças do consumidor. O empréstimo pessoal, por sua vez, pressupõe uma avaliação prévia de custo-benefício, tanto para determinar a real necessidade, como o melhor momento para a contratação.

Os 13 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya Brasil-BBV, Banco do Brasil, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.

O resultado da pesquisa está à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal: nas unidades do Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro, pelo telefone (0 XX 11) 3824-0446. Na internet, o resumo da coleta pode ser consultada no site: www.procon.sp.gov.br