Juros bancários: Procon-SP divulga pesquisa do mês de agosto

Dados foram coletados em 13 bancos

qua, 14/08/2002 - 12h06 | Do Portal do Governo

O levantamento mensal de juros bancários, feito pela Fundação Procon-SP, nos dias 7 e 8 deste mês, revelou que a taxa média de juros mensal para o cheque especial manteve-se em 8,76% (sem alteração desde maio-2002) e a taxa média para o empréstimo pessoal foi de 5,69% ao mês (inferior à de julho, que ficou em 5,72%, significando um decréscimo de 0,03 pontos percentuais).

Cheque Especial

Dos 13 bancos pesquisados a maior taxa mensal verificada para o cheque especial foi de 9,50% (BCN) e a menor foi de 7,95% (Nossa Caixa).

Empréstimo pessoal

Já com relação ao empréstimo pessoal a maior taxa mensal foi de 6,95% (Itaú) e a menor 3,95% (Nossa Caixa). As duas quedas constatadas foram promovidas no BBV e no Banco Real. O BBV alterou a taxa mensal de 4,50% para 4,20% (decréscimo de 0,30 pontos percentuais, representando variação de -6,67% em relação à taxa de julho/2002). O Banco Real modificou a taxa de 6,20% para 5,95% ao mês (decréscimo de 0,25 pontos percentuais, implicando em variação negativa de 4,03%).

A única instituição financeira pesquisada que elevou a taxa do empréstimo pessoal foi o Santander, que alterou a taxa de 5,91% para 6,06% ao mês (acréscimo de 0,15 pontos percentuais, significando variação de 2,54%).

Taxa básica de juros

O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil (Copom) reduziu em julho a taxa básica de juros, Selic, para 18,00% ao ano, a qual permaneceu durante quatro meses em 18,50%. Apesar do cenário conjuntural preocupante, a decisão do Conselho Monetário Nacional de flexibilizar a meta de inflação para 2003, bem como a necessidade de reativar o crescimento econômico abriram espaço para redução da taxa de juros.

No curto prazo a queda de 0,50 ponto percentual da taxa Selic terá pouco efeito no custo do crédito ao consumidor. O resultado da pesquisa mensal da Fundação Procon-SP para as modalidades cheque especial e empréstimo pessoal demonstra cautela do mercado na interpretação dos fatos econômicos.

Os juros ainda continuam muito elevados e os técnicos de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP alertam para que o consumidor esteja atento e não ceda a impulsos consumistas, principalmente diante das facilidades oferecidas pelos bancos, tais como empréstimos pré-aprovados e aumento de limite do cheque especial.

Os 13 bancos que fizeram parte da coleta foram: Banco Bilbao Vizcaya Brasil-BBV, Banco do Brasil, Banespa, BCN, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Mercantil de São Paulo, Nossa Caixa, Real, Santander e Unibanco.

O resultado da pesquisa está à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal (Poupatempo Sé, Itaquera, Santo Amaro) ou pelo telefone (0 XX 11) 3824-0446). Pela internet, o resumo da coleta pode ser consultada no site: www.procon.sp.gov.br