Juros bancários: Procon-SP divulga pesquisa de dezembro

nd

ter, 18/12/2001 - 9h35 | Do Portal do Governo

A pesquisa mensal de juros bancários feita pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, nos dias 11 e 12/12/2001, revelou que a taxa média mensal dos bancos pesquisados para o cheque especial foi de 8,90% (igual à de novembro/01) e a do empréstimo pessoal, de 5,46% (superior à de novembro, que foi de 5,45% ao mês, acréscimo de 0,01 ponto percentual).

A taxa média anual para o cheque especial foi de 178,28% e a do empréstimo pessoal, 89,27% (tomando-se como base as taxas médias do mês de dezembro/01). A coleta é feita na cidade de São Paulo e abrange 13 instituições financeiras.

Cheque especial

A maior taxa de juros para o cheque especial foi de 9,50% ao mês (HSBC e BCN) e a menor, 7,95% ao mês (Nossa Caixa). Constatou-se que não houve alteração nas taxas de juros do cheque especial nas instituições financeiras pesquisadas. Foi considerado o período de 30 dias.

Empréstimo pessoal

Com relação ao empréstimo pessoal verificou-se que a maior taxa foi de 6,95% ao mês (Itaú) e a menor, 3,42% ao mês (BBV). A única elevação foi verificada no banco Santander, que alterou de 5,56% para 5,75% a taxa mensal (acréscimo de 0,19 pontos percentuais, representando variação de 3,45% em relação à taxa de novembro/01).

Nas demais instituições financeiras não houve alteração nas taxa de juros do empréstimo pessoal. Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo.

Os técnicos da Fundação Procon-SP lembram que, embora não tenham ocorrido muitas alterações em relação ao mês anterior, é importante frisar que as taxas praticadas pelos bancos permanecem elevadas. Nesta época de fim de ano, quando os gastos tendem a ser maiores, procure dimensionar o orçamento e evitar recorrer a estes recursos.

Os bancos que fizeram parte da coleta foram: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Bilbao Vizcaya Brasil – BBV, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real, Unibanco, Mercantil São Paulo e Banco de Crédito Nacional – BCN.

A Fundação Procon-SP coloca o resultado da pesquisa à disposição dos interessados para consulta nos postos de atendimento pessoal do Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera) ou pelo telefone 3824-0446) e via internet: www.procon.sp.gov.br