Jovens Voluntários realizam feira nesta segunda-feira, dia 18

nd

sex, 15/02/2002 - 20h24 | Do Portal do Governo

Jovens do Programa Serviço Civil Voluntário, na região de Itapevi, realizam uma feira com os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante as aulas. O evento acontece nesta segunda-feira, dia 18, das 14 às 17 horas, no Cemip, à Avenida Rubens Caramez, 1000 (em frente ao Ginásio de Esportes de Itapevi).

Cerca de 250 jovens, de 30 classes do programa, apresentam trabalhos como teatro, música e artesanato.

O Programa Jovem Cidadão – Serviço Civil Voluntário está beneficiando neste ano mais de cinco mil jovens, que completam 18 anos e vivem em situação de risco em 102 cidades do Estado. Nos últimos três anos, cerca de 12 mil jovens estão sendo beneficiados pelo Programa.

O Programa possibilita que os jovens se descubram como cidadãos. Ele pode conferir, nas diversas atividades, que sua ação pode transformar a realidade de sua comunidade. Além de propiciar uma vivência concreta de prestação de serviços à comunidade, o Programa tem ações de aumento de escolaridade básica, de educação em direitos humanos e de qualificação profissional. Os jovens recebem uma bolsa mensal de R$ 65,00, vale-transporte, lanche e seguro de vida durante as atividades.

O Programa é uma parceria da Sert com o Ministério da Justiça e com o Ministério do Trabalho e Emprego. Os jovens têm a oportunidade de participar de atividades como aulas de Informática e Capacitação Gerencial Básica. Além disso, passam por curso de formação básica e humanista, com noções de Direitos Humanos e Cidadania, Educação Sexual e Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. O Programa também oferece curso de Elevação da Escolaridade Básica.

Uma nova atitude

Depois de um treinamento de autogestão, eles são incentivados a realizar campanhas públicas, pesquisas e serviços comunitários nas comunidades onde o curso é ministrado. O jovem planejará e executará trabalhos de acordo com a necessidade de seu bairro, podendo até se tornar uma fonte de renda. Alguns exemplos de trabalhos realizados são: cooperativas de reciclagem de lixo, limpeza de vias e córregos, teatros educativos para escolas públicas e arrecadação de alimentos.

Para atuar junto às comunidades carentes, o Programa Jovem Cidadão – Serviço Civil Voluntário conta com o apoio de várias entidades locais, como sociedades de bairro, igrejas e associação de trabalhadores. Estas entidades são parceiras do programa, servindo como postos de inscrição para os jovens que queiram participar do projeto, administrando os cursos de informática e providenciando salas de aula na localidade onde o adolescente mora.