Jovens vão receber bolsa para praticar esportes

Mil atletas de 12 a 18 anos já estão inscritos no Programa Clube Cidadão, criado pelo Governo do Estado com a parceria de clubes e academias

seg, 25/02/2002 - 14h50 | Do Portal do Governo


Mil atletas de 12 a 18 anos já estão inscritos no Programa Clube Cidadão, criado pelo Governo do Estado com a parceria de clubes e academias

Mil atletas paulistas de 12 a 18 anos vão receber uma bolsa mensal de R$ 120,00 para praticar esportes em clubes e academias. Eles foram selecionados entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano pelo Programa Clube Cidadão, uma iniciativa da Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer. Nos próximos meses, outros 4.000 jovens estarão sendo inscritos no Programa em todo o Estado.

A apresentação dos atletas foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 25, no Palácio dos Bandeirantes. A parceria foi firmada entre o Governo do Estado e os clubes Tietê, Círculo Militar, Hebraica, Indiano, Paulistano, Paineiras, Pinheiros e academia Yashi. A cerimônia contou com a presença de diversos atletas olímpicos consagrados e a apresentação de um coral formado por internos da Unidade Provisória 6 da Febem/Brás.

O governador Geraldo Alckmin informou que este Programa oferece oportunidade a adolescentes de baixa renda. “São jovens cujas famílias ganham menos de cinco salários mínimos. Eles são atendidos em uma época importante da vida, pois estão em formação. O esporte educa, ensinando lealdade, trabalho em equipe e cidadania”, disse.

O secretário da Juventude, Gabriel Chalita, também lembrou que os atletas precisam estar estudando. “Eles têm de dar demonstração de freqüência na escola e nos treinamentos”, explicou.

Os jovens que cumprirem essas prerrogativas terão garantia de treino e bolsa até o fim do ano. Disse ainda que todo o processo de seleção e os treinamentos são acompanhados por representantes das federações das diversas modalidades esportivas.

Pela parceria, o Governo do Estado paga a bolsa-atleta de R$ 120,00, por meio do banco Nossa Caixa, e os clubes cedem o espaço para os treinamentos. Cada clube verificou a quantidade de atletas que poderia receber e fez a divulgação das seleções.

Segundo o presidente do Paulistano, Mário Amato, que representou os demais clubes na cerimônia, eles também colocarão os treinadores à disposição. “As portas estarão abertas para que os novos atletas utilizem os clubes como sócios”, confirmou.

Para o estudante Tiago de Almeida Enrique, 15 anos, esta é uma oportunidade para tentar realizar o seu sonho, de ser jogador de futebol e, ao mesmo tempo, colaborar com a família. “Vou ajudar a pagar as contas de casa, mas também pretendo abrir uma poupança para fazer o dinheiro crescer”, observou. Tiago vai jogar na lateral direita pelo Clube de Regatas Tietê. “É bom os jovens estarem praticando esportes em vez de ficarem nas ruas ou usando drogas”, analisou.

Mais mil quadras poliesportivas

Durante a cerimônia, Alckmin disse que o Governo do Estado, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e empresas privadas, estará construindo 1.000 quadras poliesportivas em todo o Estado. “Elas estão sendo implantadas em conjuntos habitacionais da CDHU ou em outros locais públicos”.

Rogério Vaquero