Jovens universitários vão auxiliar na humanização do atendimento nos hospitais do Estado

Programa oferecerá bolsa de estudos em faculdade particular para 470 jovens

qui, 08/04/2004 - 14h17 | Do Portal do Governo

Durante visita à Fundação Gol de Letra, o governador informou que estão abertas as inscrições para o programa Jovens Acolhedores que vão receber os pacientes que chegam aos hospitais do Estado.

O programa baseou-se no modelo criado pelo Programa Escola da Família: Espaço da Paz, da Secretaria da Educação, que ofereceu 25 mil bolsas de estudos em faculdades particulares a jovens que estudaram até o Ensino Médio em escola pública. Como contrapartida, esses jovens atuam como educadores/monitores universitários nas escolas que abrem nos fins de semana, oferecendo à comunidade atividades culturais, esportivas e de lazer.

“O Governo dá uma bolsa de estudos, no valor de R$ 267,00, e a faculdade complementa. O aluno não paga nada. Ele tem a faculdade de graça”, disse.

O programa Jovens Acolhedores, da Secretaria da Saúde, deverá contratar, inicialmente, 470 universitários, independentemente da área que estejam cursando, para o trabalho de humanização dos hospitais do Estado. A exemplo do Escola da Família, esse programa oferecerá bolsas de estudo, no valor de R$ 350,00, também complementada pelas faculdades.

“Quando a pessoa chegar a um hospital do Estado, ela terá um ‘anjo da guarda’, treinado para fazer o acolhimento, ou seja, orientação dos pacientes. Com isso, os hospitais vão ganhar eficiência e tempo, vão atender melhor as pessoas, ganhando qualidade e humanização”, disse.

As inscrições poderão ser feitas pela internet, no site www.saude.sp.gov.br, ou em qualquer hospital estadual até o dia 21 de abril. “Como deveremos ter um grande número de inscritos, haverá um sorteio eletrônico para escolher os Jovens Acolhedores”, explicou o governador.

Cíntia Cury