Jovens terão oportunidade de se aproximar do mercado de trabalho

Em evento promovido pela Fundação Abrinq e pelo Instituto Ethos, Alckmin informou que as empresas vinculadas ao Estado vão contratar jovens com idade

qua, 12/05/2004 - 15h14 | Do Portal do Governo


Facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho é o objetivo da Campanha “Lei do Aprendiz” desenvolvida pela Fundação Abrinq e pelo Instituto Ethos e que foi lançada nesta quarta-feira, dia 12, em São Paulo, com a participação do governador Geraldo Alckmin e do ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini. A campanha quer incentivar as empresas a contratar jovens com idade entre 14 e 18 anos, seguindo uma lei federal, criada no ano 2000.

Alckmin informou que o Governo do Estado irá se engajar à campanha. Ele destacou que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já está contratando esses jovens, mas que irá orientar todas as empresas vinculadas ao Estado a utilizarem a Lei do Aprendiz. “E também vamos motivar todos os conselhos municipais das 645 cidades paulistas a aderirem à campanha. É importante que todos os municípios estejam empenhados a desenvolver esse trabalho”, disse.

O governador lembrou que para jovens com idade entre 14 e 16 anos é proibido trabalhar, mas é permitido o aprendizado. “Você pode ter aprendiz. Essa é uma boa lei, porque faz com que o jovem estude duas vezes. Ele tem a freqüência escolar obrigatória e no outro período tem uma aprendizagem profissional”, ressaltou. Para ele, é fundamental que durante essa etapa da vida, os jovens tenham fatos marcantes positivos, gerando estímulos para prosseguirem. “E neste contato com o trabalho profissional eles acabam entendendo melhor a necessidade de estudar e adquirir conhecimento”, observou.

Rogério Vaquero