Jovens aprendem cuidar de idosos em curso profissionalizante

Iniciativa atende adolescentes inscritos no Programa “Ação Jovem”

sáb, 30/04/2005 - 20h27 | Do Portal do Governo

Um curso para preparar jovens entre 18 a 24 anos para um bom relacionamento com as pessoas da terceira idade está sendo realizado desde abril deste ano, pela Secretaria Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social – Seads. As aulas são ministradas no Núcleo Profissionalizante Pérola Byngton, no Serviço Social Bom Jesus-Clube da Turma M’ Boi Mirim, na Capital, e na Prefeitura de Arujá, na Grande São Paulo.

A iniciativa é uma parceria da Seads e o Instituto Unibanco, contando também como parceiro nesta ação o Instituto de Desenvolvimento Emocional Aplicado – (Idea), visando à formação e capacitação de jovens inscritos no Programa Ação Jovem, para atuarem como Cuidadores de Idosos.

“São dois meses de curso, onde eles obtêm noções básicas de nutrição, psicologia, geriatria e gerontologia, assistência social, terapia ocupacional, fisioterapia e atividade física. Além disso, os alunos fazem visitas monitoradas em entidades de atendimento ao idoso. Ao término do curso, eles poderão trabalhar em instituições, abrigos de idosos ou até mesmo em domicílios”, comentaram as coordenadoras do programa, Ivone Gonzalez Mendes e Maria Inês Piovesan Moretti.

A estudante Tatiane Cristina Ferreira, de 24 anos, apóia a iniciativa. “Sempre respeitei os mais velhos, mas esse curso nos ensina a compreende-los melhor”, disse. Ela disse que pretende trabalhar em uma casa de repouso.

Já Renato Rafael Basile, de 23 anos, afirmou que após a morte de sua avó sentiu a necessidade em fazer o curso. “Às vezes não tinha muita paciência com ela e não sabia como tratá-la. Agora estou aprendendo a cuidar dos mais velhos”.

Sérgio Martello, administrador do Abrigo de Idosos “Frederico Ozanan”, ressaltou a importância da iniciativa do Governo. “Infelizmente moramos em um país onde ainda existe muito preconceito e muitas pessoas que não se preocupam com os idosos. Este curso representa uma contribuição muito importante para as Instituições uma vez que oferece conhecimentos básicos para a formação do profissional, que será muito bem-vindo,” afirmou.

Programa Ação Jovem

Lançado em junho de 2004, o Programa Ação Jovem é um projeto da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social que oferece uma bolsa de R$ 60 para jovens, de 15 a 24 anos, que não concluíram o ensino fundamental, voltarem à escola.
O objetivo do programa, além de inserir o jovem na rede pública de ensino e oferecer subsídio financeiro mensal, é propiciar atividades culturais, esportivas e de lazer e inseri-lo no mercado de trabalho.

Macedo Junior