Jovens Acolhedores: Universitários são responsáveis por recepcionar pacientes em hospitais estaduais

Secretaria da Saúde forma Jovens Acolhedores para trabalho no Hospital Regional de Assis

dom, 02/10/2005 - 15h16 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde realiza nesta segunda-feira, dia 3, às 10 horas, a formatura de cerca de 410 Jovens Acolhedores, universitários que terão a incumbência de atender de maneira cordial a população em 40 hospitais estaduais da Grande São Paulo, litoral e interior. Destes, 12 serão destinados a trabalho no Hospital Regional de Assis. O secretário de estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento.

Os Jovens Acolhedores irão realizar o primeiro atendimento às pessoas que procuram os hospitais. Eles foram treinados pela Secretaria para amparar os doentes e seus acompanhantes, prestando o primeiro contato, orientando e confortando os pacientes. A expectativa é formar mais turmas de universitários nos próximos meses, inclusive para o Hospital Regional de Assis.

O programa é resultado de uma parceria entre a Secretaria e instituições de ensino superior. Em 2005, o Estado ampliou essa parceria para 52 instituições. No ano passado havia 17 participando. O projeto garante ao estudante o pagamento de uma bolsa de estudos durante 12 meses, correspondente ao valor da mensalidade escolar. A Secretaria paga R$ 350 e a instituição de ensino arca com o restante da mensalidade.

Os estudantes trabalharão quatro horas por dia, cinco dias por semana. Ao longo da vigência do contrato os Jovens Acolhedores continuarão recebendo treinamentos voltados à área da saúde e cidadania. Também serão supervisionados por equipes multidisciplinares da Secretaria.

“Além de atendimento médico capacitado, o paciente precisa de atenção e carinho. Nesta hora entram os Jovens Acolhedores, que tem a responsabilidade de tratar de maneira cordial quem chega a uma unidade estadual” afirma o secretário de estado da saúde Luiz Roberto Barradas Barata.

A formatura será no Centro de Convenções Rebouças_ avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 600 – Cerqueira César, zona oeste da capital.