Jovens Acolhedores começam amanhã a orientar usuários em 29 hospitais da Grande São Paulo

Governador falou sobre humanização na saúde durante cerimônia de formatura dos 350 estudantes universitários

ter, 31/08/2004 - 14h45 | Do Portal do Governo


Os 350 estudantes universitários que atuarão na orientação e acolhimento dos usuários de hospitais públicos estaduais pelo programa Jovens Acolhedores se formaram nesta terça-feira, dia 31. Eles receberam o certificado de conclusão do curso de capacitação, que durou 15 dias, e iniciam nesta quarta-feira, dia 1º, o trabalho nas unidades de saúde do Estado. Durante a cerimônia de formatura, o governador Geraldo Alckmin ministrou palestra sobre o Programa de Humanização do Atendimento à Saúde.

“Realizamos uma pesquisa que demonstrou que o paciente, depois que é internado, fica satisfeito com o atendimento nos hospitais. Mas, até conseguir a internação, passa por um calvário. Os hospitais são muito grandes e as pessoas, às vezes, se perdem ou encontram dificuldade para conseguir informações. Os Jovens Acolhedores são universitários treinados, capacitados para fazer essa recepção. É o anjo da guarda”, explicou o governador.

De acordo com a pesquisa, 80% dos pacientes que passaram por cirurgia se dizem satisfeitos com o atendimento. Na internação, o índice de satisfação é de 72%. Já entre os pacientes que passaram por consulta médica, 56% ficaram satisfeitos com o atendimento. De acordo com Alckmin, os usuários elogiam os médicos e enfermeiros, mas sentem-se insatisfeitos com as filas de espera, a dificuldade de obter informações quando chegam aos hospitais e a marcação de consultas. “O hospital precisa ter calor humano. E nos grandes hospitais das grandes cidades isso não é fácil. Por isso, é importante trazer esses universitários. E eles vão aprender muito. Vão ter uma experiência muito enriquecedora”, enfatizou Alckmin. Ele lembrou que existe uma cultura ‘hospitalocêntrica’, na qual as pessoas procuram os hospitais mesmo quando o atendimento poderia ser feito em Unidades Básicas de Saúde. “É preciso, então, ter um trabalho de acolhimento”, disse.

Os Jovens Acolhedores vão atuar, pelo período de 12 meses, nos 29 hospitais estaduais da Grande São Paulo. Eles serão os responsáveis por receber o paciente, indicar o local de atendimento e prestar apoio. Cada universitário cumprirá um período de cinco horas de trabalho, de segunda a sexta-feira, e receberá uma bolsa de estudos, correspondente ao valor da mensalidade escolar. O Governo paulista arca com R$ 350,00 e o restante é custeado pelas próprias faculdades. Para isso, o Estado conta com a parceria de 17 instituições de ensino de São Paulo.

A meta, de acordo com o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, é ter 500 jovens atuando no programa, até o fim deste ano. Assim, outra turma de 120 a 150 estudantes será formada após esta primeira experiência.

Ao longo da vigência do contrato, os Jovens Acolhedores continuarão recebendo treinamentos voltados à área da saúde e cidadania. Também serão supervisionados por equipes multidisciplinares da Secretaria.

Programa de Humanização no atendimento conta com diversas ações

O governador destacou que além dos Jovens Acolhedores, o esforço do Estado para garantir um atendimento mais humano na área da saúde conta com diversas outras ações, como o Programa Conte Comigo, presente em nove unidades, no qual funcionários dos hospitais atuam no atendimento dos usuários que chegam às unidades. O Leia Comigo, realizado em parceria com a Secretaria da Cultura, é outra ação que visa a humanização do atendimento. Por esse programa, estão sendo implantadas salas de leitura em hospitais e um carrinho passa oferecendo livros ou revistas aos pacientes internados. Até o momento, quatro hospitais contam com o novo serviço, que será estendido para toda a rede. Para as crianças, o Estado está implantando brinquedotecas nos hospitais. “Isso ajuda a tornar o ambiente hospitalar menos frio”, destacou Alckmin.

O programa Mãe-Canguru, que auxilia no ganho de peso de bebês prematuros, também faz parte do esforço por um atendimento mais humanizado nas unidades do Estado. “O contato com a pele da mãe ou do pai é muito importante para a criança. Ajuda no tratamento e aumenta o vínculo entre os bebês e os pais, além de incentivar o aleitamento materno”, explicou o governador.

O Cantinho da Beleza é outra ação que visa melhorar a auto-estima das pessoas que utilizam o sistema público estadual de saúde. O programa, que já foi implantado no Hospital Pérola Byington, será levado a outros hospitais da rede.

As unidades de saúde do Estado valorizam o parto humanizado e atuam no estímulo ao parto normal e a amamentação. Além disso, 26 hospitais estaduais receberam o certificado de Hospital Amigo da Criança.

Cíntia Cury