José Goldemberg será o novo secretário do Meio Ambiente

nd

ter, 15/01/2002 - 17h08 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin anunciou na tarde desta terça-feira, dia 15, o nome do físico José Goldemberg para ocupar a Secretaria do Meio Ambiente, em substituição a Ricardo Tripoli, que vai se afastar para concorrer nas próximas eleições.

A posse será na terça-feira, dia 22, juntamente com os demais novos secretários.

“Os projetos da Secretaria do Meio Ambiente estão orientados na direção correta. Não antevejo mudanças radicais”, observou o professor José Goldemberg.

E acrescentou: O que poderá haver é uma mudança de ênfase. Acho que há projetos muito interessantes, que deverão ser acelerados este ano. Entre eles, o projeto de licenciamento ambiental, que é uma das grandes tarefas do Governo do Estado, e muito importante para outras áreas do país, como por exemplo, o setor energético. Devemos colocar em rápida execução o projeto de limpeza do Rio Tietê, que está sendo realizado em parceria com a Petrobrás. Ele é importante para a população, porque, por um lado, permite a despoluição do rio e, por outro, o funcionamento da Usina Henry Border. Tentarei usar a competência técnica que eu consegui reunir para desempenhar um bom trabalho na Secretaria, em benefício da população.”

O Professor José Goldemberg é Doutor em Ciências Físicas pela Universidade de São Paulo, da qual foi Reitor de 1986 a 1990. Foi Presidente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), Presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Secretário de Ciência e Tecnologia, Secretário do Meio Ambiente da Presidência da República e Ministro de Estado da Educação do Governo Federal.

Foi ainda professor da Universidade de Paris, da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e ocupante da “Cátedra Joaquim Nabuco” da Universidade de Stanford, também nos Estados Unidos. Além disso, foi Membro da Academia Internacional do Meio Ambiente em Genebra, na Suíça.

Goldemberg também atuou como Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e é autor de inúmeros trabalhos técnicos e vários livros sobre Física Nuclear, Energia e Meio Ambiente.