Jogos Abertos: Evento começa em Santos com recorde de cidades participantes

Abertura será nesta sexta-feira, dia 10, a partir das 18 horas com jogo de futebol e regata

sex, 10/10/2003 - 16h01 | Do Portal do Governo

Os 67º Jogos Abertos do Interior, promoção da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer e Prefeitura Municipal de Santos, marcam novo recorde de cidades participantes.

Assim é que 175 municípios estarão representados em Santos, no período de 10 a 18 deste mês, reafirmando a magnitude da competição, que é considerada uma autêntica olimpíada do esporte brasileiro. A expectativa é que 13 mil pessoas marquem presença neste Jogos Abertos, entre atletas, comissões técnicas, dirigentes e árbitros.

Os Jogos de Santos serão abertos no dia 10, sexta- feira, no estádio da Vila Belmiro, a partir das 18h. O cerimonial de abertura prevê o desfile de todas as organizações, hasteamento das bandeiras, acendimento da pira olímpica e juramento do atleta.

Após a abertura oficial dos JAIs, a programação fixa o primeiro confronto da competição: o jogo de futebol entre as equipes de Santos e Franca, às 22h30.

O Santos, que tem na sua direção técnica Márcio Fernandes, apresenta dois grandes destaques: Haliysson, zagueiro, e o atacante Luizinho, ambos da seleção brasileira Sub-18. Eles foram colegas de Robinho e Diego quando defendiam a equipe juvenil do Santos.

Regata Jogos Abertos do Interior é atração no sábado

A competição, que vai reunir grandes nomes das modalidades Vela Oceânica e Monotipos, Remo e Canoagem, terá início às 9h. As disputas de Remo e Canoagem têm largadas programadas no Pier do Pescador e a Regata no Pier do Chope. As modalidades de Vela Oceânica e Monotipos largam às 12h. A cerimônia de premiação será realizada às 17h30 no Race Village, em frente ao Aquário Municipal.

Atletismo em Cubatão

A competição de atletismo dos Jogos Abertos acontece na cidade de Cubatão na pista do conjunto poliesportivo Roberto Dick. A primeira etapa do programa de atletismo tem início no sábado, dia 11, às 9h, com destaque para as finais das provas de salto com vara e lançamento do martelo masculino e 1500 m rasos feminino. Ainda pela manhã duas provas destinadas a deficientes físicos: 100m feminino e masculino e à tarde, às 15h45, a segunda etapa do atletismo.

No domingo, dia 12, às 9h, será realizada a terceira etapa da competição de atletismo e às 14h, a quarta etapa. A competição será encerrada no dia 13, segunda- feira, com as provas finais.

Parajogos

Os Parajogos nos JAIs reúnem paratletas importantes, muita confraternização e expressivas histórias de vida.

A competição de natação para portadores de deficiência mental acontece no sábado, dia 11, na piscina do SESC Santos, a partir da 10h30. Rapazes e moças de nove cidades lutarão por medalhas em dez provas.

A competição de Gol Ball para portadores de deficiência visual será realizada no sábado e domingo, no colégio Santista. Cinco cidades estarão participando com equipes masculinas e femininas.

O basquete sobre rodas para deficientes físicos tem rodadas programadas para sábado, domingo, segunda e terça-feira no ginásio da Associação Amigos dos Cegos de Santos. Sete equipes estarão disputando as medalhas da competição.

Os jogos de basquete para portadores de deficiência mental acontecem no mesmo local, domingo, dia 12, e terça, dia 14. Sete equipes irão movimentar esta competição.

O futebol society para portadores de deficiência mental vai levar 8 equipes à Associação Beneficente Oswaldo Rosis, nos dias 12 e 13.