Jacarés e tartarugas d’água serão expostos no Zôo Safári

nd

ter, 28/08/2001 - 17h08 | Do Portal do Governo


O Zôo Safári inaugura nesta quinta-feira, dia 30, um novo território especialmente desenvolvido para a exposição de répteis e nele já podem ser visitados seis jacarés adultos da espécie papo-amarelo e tartarugas tigres d’água.

O território inclui uma lagoa, área gramada para a livre movimentação dos animais e a necessária praia de areia, onde os animais de sangue frio tomam banho de sol, necessário para acelerar seu metabolismo.

Com o novo território o parque fica mais completo, explica o coordenador do Zôo Safári, biólogo Mario Borges da Rocha, pois passa a expor também répteis, além das aves e mamíferos com que já contava.

Para o Diretor Presidente do Zoológico, Veterinário Paulo Magalhães Bressan, é significativo que os novos animais expostos pertencem a espécies brasileiras e que as cinco fêmeas de jacaré foram conseguidas mediante permuta feita com animais nascidos na própria instituição. Um Zoológico do Sul do Brasil precisava de cervos dama-dama, que nascem freqüentemente no Zôo Safári, entregando em troca jacarés acostumados à exposição às baixas temperaturas do inverno.

O jacaré macho veio do Zoológico, que colaborou também cedendo as tartarugas tigres d’água, de uma espécie originária do Rio Grande do Sul e que tem sido muito estudada pelos pesquisadores do Zoológico, que tanto reproduzem o animal, como desenvolvem uma técnica de identificação pelo desenho do casco.

Réptil da mata atlântica

O nome científico do jacaré-de-papo-amarelo é Caiman latirostris, conta o responsável pelo Setor de Répteis do Zoológico, Flavio de Barros Molina, e a espécie é natural dos rios da Mata Atlântica. Originariamente essa espécie podia ser encontrada do Nordeste brasileiro até o Uruguai e Argentina, mas com a destruição da mata e a poluição dos rios, o animal já foi extinto em várias áreas.

Chegando a 2,20 metros de comprimento, o jacaré-de-papo-amarelo pode pesar 40 quilos e come uma vez por semana no inverno e no máximo duas vezes, no verão, quando seu metabolismo é um pouco mais alto. Na natureza a espécie se alimenta de peixes, insetos e também de caracóis e faz um ninho de folhas com até 80 centímetros de altura, onde são postos de 20 a 30 ovos, que eclodem em 80 dias, em média.

Ao contrário dos demais répteis, a fêmea do jacaré demonstra preocupação com a prole, protegendo o ninho, ajudando os filhotes a nascerem e carregando os recém-nascidos até a água.

O comportamento da espécie é pouco conhecido, porém, e por isso mesmo, o Zoológico de São Paulo desenvolveu um projeto, em conjunto com o Zoo de Milwaukee, nos Estados Unidos, para conhecer a termorregulação do jacaré-de-papo-amarelo, isto é, para identificar como a temperatura interna do animal evoluía, na medida em que ele assumia o comportamento característico que o caboclo chama de ficar “quentando sol”. Minúsculos rádio-transmissores foram deglutidos pelos jacarés, juntamente com a carne oferecida para sua alimentação, e foi possível comprovar que enquanto a temperatura o ar era de 24°C, por exemplo, a temperatura interna do jacaré se elevava a 36º.

Esse estudo foi importante para a reprodução do réptil em cativeiro, o que por sinal já foi conseguido no Zoológico de São Paulo.

Fundação Parque Zoológico de São Paulo
www.zoologico.com.br
Zôo Safári – Tel. (11) 6336-2131 / 6336-2143