IV Encontro dos Conselhos de Cidadania discute políticas de inclusão

Evento vai reunir representantes dos negros, idosos, portadores de deficiência e da criança e do adolescente

ter, 19/11/2002 - 13h35 | Do Portal do Governo

Será realizado nesta quinta-feira, dia 21, o IV Encontro Estadual dos Conselhos de Cidadania, no auditório da Fundação Faria Lima (Cepam). O objetivo é discutir diretrizes de políticas públicas que atendam a todo o Estado. O encontro vai reunir os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comunidade Negra, dos Idosos e da Pessoa Portadora de Deficiência.

Durante o debate serão apresentadas quatro experiências inovadoras de cada um dos segmentos. Duas são de instituições da capital: Centro de Referência do Idoso (CRI) e a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). O CRI mostrará o trabalho de atendimento integral ao idoso abrangendo saúde, cursos, passeios e bailes. A Andeva, especialista em formação de mão-de-obra na área de informática, discorre sobre o Projeto Desenvolvendo Talentos e seu Infocentro.

Ações em desenvolvimento

A prefeitura de Jundiaí – primeira cidade a criar cotas para afro-descendentes – vai expor seu projeto de lei que estabelece 20% das vagas em concurso público e serviços terceirizados para a comunidade negra. O Núcleo de Atendimento Integrado (NAI), de São Carlos, dará explicações sobre o trabalho desenvolvido com adolescentes infratores.

As atividades promovidas pelo Cepam buscam contribuir com informações e propostas para o desenvolvimento de políticas públicas que atendam à legislação estimulando a criação e fortalecimento dos conselhos municipais.

Projetos de capacitação

Os próximos encontros serão em Bauru, no dia 5 de dezembro e no dia 12, em Santos. A primeira experiência ocorreu em 1998. A iniciativa é da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica, que contrata a Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam) para a sua execução. Os três encontros fazem parte do Projeto de Capacitação para a Formulação e Implementação de Políticas Públicas para os segmentos: Comunidade Negra, Idosos, Pessoas Portadoras de Deficiência e dos Direitos da Criança e Adolescentes. O extrato do contrato está publicado no Diário Oficial do Estado de 14 de novembro, página 4, Seção I, Poder Executivo.

Serviço
Data: Quinta-feira, dia 21 de novembro de 2002
Horário: das 8 às 17 horas
Local: Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam)
Av. Professor Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária – Capital
Telefone (11) 3811-0300. E-mail: fpfl@cepam.sp.gov.br

CRI: Praça Padre Aleixo Mafra, 34, conhecida como Praça do Forró, em São Miguel Paulista. Atende de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, telefone (11) 6297-9032.

Adefa: Rua da Consolação, 1.289. Telefone (11) 3151-4125/5761. Aberta a todos os deficientes.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria da Secretaria de Governo e Gestão Estratégica
(Fonte: www.cepam.sp.gov.br)

R.K.