Itupeva sedia encontro de Fundos Municipais da região de São João da Boa Vista

Aviso de Pauta - Terça-feira, dia 22 - Reunião vai avaliar Programa de Padarias Artesanais

seg, 21/07/2003 - 11h00 | Do Portal do Governo

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Maria Lúcia Alckmin, preside nesta terça-feira, dia 22, reunião de avaliação dos programas de padaria artesanal implantados em 34 cidades da região de São João da Boa Vista. A reunião com os Fundos Municipais será realizada na cidade de Itupeva, das 10h às 13h30, no Centro Comunitário Maria Cristina Polli (Rua Deolinda Silveira de Camargo, 100 – Jardim São Vicente).

Além da avaliação dos resultados obtidos com o programa de capacitação, geração de emprego e renda do Fussesp, o encontro visa promover a troca de experiências das presidentes de fundos municipais, por meio de relatos de atividades e conhecimento dos programas que cada cidade criou para o funcionamento dos kits distribuídos na região.

Para Maria Lúcia Alckmin, o programa Padarias Artesanais ‘leva a ética, a cidadania, a saúde e a dignidade às pessoas. Segue a linha mestra do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, desenvolvendo diversos programas que visam, principalmente, ações comunitárias que exercitam a solidariedade educacional e não apenas assistencialista, possibilitando a capacitação de agentes multiplicadores, geração de emprego e ampliação de renda’.

Maria Lúcia credita o sucesso desse trabalho ao empenho e à participação das primeiras-damas dos municípios e aos vários parceiros do programa, que no mês de agosto completará dois anos de sua implantação. Os beneficiários são 638 Fundos Municipais de Solidariedade e 1.700 Entidades Sociais cadastradas na Capital.

Ao longo do período em que está à frente do Fundo Social, Maria Lúcia vem desenvolvendo, além do programa Padarias Artesanais, várias outras ações que contam com a participação da iniciativa privada, da sociedade civil e de parcerias governamentais. Entre eles, destacam-se: Tece e Acontece, Casa de Brinquedos, Universidade Cidadã, Agentes Multiplicadores (Oficinas e Cursos), Jogos Regionais dos Idosos e Campanha do Agasalho.

Programa Padarias Artesanais

O Programa Padarias Artesanais nasceu como uma das principais iniciativas do Plano de Geração de Emprego e Renda do Fussesp. Tem como objetivos principais a capacitação profissional, a melhoria na qualidade da alimentação e a geração de renda.

Para a viabilização do programa são capacitados, em todo o Estado, pessoas indicadas pelos Fundos Sociais e por entidades cadastradas. Posteriormente, são entregues os Kits de Padaria Artesanal, compostos por forno de inox, batedeira, liqüidificador, balança e assadeiras de alumínio, doados pela iniciativa privada, ao custo unitário de R$ 700. Ao todo, já foram capacitados cerca de seis mil agentes multiplicadores no Estado e distribuídos, aproximadamente, três mil kits.

Entre as comunidades beneficiadas estão: assentamentos, comunidades quilombolas, comunidades indígenas, unidades da Febem, 45 penitenciárias, 93 unidades do S.O.S. Bombeiros, 45 conjuntos habitacionais da CDHU, 636 fundos municipais, além de hospitais, creches e entidades cadastrados na Capital pelo Fussesp.

Avaliação do programa já se estendeu a 247 municípios

O encontro desta terça-feira será o décimo segundo do ano. Os onze anteriores foram em Oswaldo Cruz, Santa Cruz do Rio Pardo, Registro, Votuporanga, Castilho, Buritizal, Nova Odessa, Itapeva, Lavínia, Gavião Peixoto, e em Colina. Os municípios da região de São João da Vista convidados para o encontro em Itupeva são: Aguaí, Americana, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Divinolândia, Engenheiro Coelho, Espirito Santo do Pinhal, Holambra, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Louveira, Mocóca, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaí, Santo Antonio da Posse, São João da Boa Vista, Sumaré, Tapiratiba, Tuiutí, Valinhos, Vargem, Varzea Paulista, Vinhedo, Bragança Paulista e Indaiatuba.

Data: Terça-feira, dia 22 de julho de 2003
Horário: 10h às 13h30
Local: Centro Comunitário Maria Cristina Polli
Rua Deolinda Silveira de Camargo, 100 – Jardim São Vicente – Itupeva/SP