Itesp: Produtores rurais assentados utilizam técnicas alternativas no cultivo da terra

Iniciativa conta com experiências de sucesso em vários assentamentos e tem o apoio do Itesp

seg, 03/05/2004 - 10h08 | Do Portal do Governo

Produtores rurais assentados estão substituindo os produtos químicos por técnicas alternativas que permitem a produção mais barata e saudável. A iniciativa conta com experiências de sucesso em vários assentamentos e tem o apoio da Fundação Instituto de Terras (Itesp), vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Em Araraquara, agricultores do assentamento Monte Alegre estão seguindo esse caminho. Luís Carlos Domingues Xavier, um dos que abandonaram os insumos químicos, diz que o resultado tem sido superior ao da agricultura convencional, com custo menor. “Outra vantagem de não usar veneno é que não tem perigo de prejudicar a saúde. Faz bem para a gente e para os outros”, observa.

Entre as técnicas utilizadas na região estão a compostagem e o uso de torta de mamona e bokashi como adubos naturais. Se surgir alguma praga, os assentados utilizam repelentes, como semente de santa bárbara, molho de pimenta e cravo de defunto.

O primeiro assentamento do Estado a conseguir a certificação orgânica fica em Tremembé, na região de Taubaté. Os documentos começaram a ser emitidos no final de 2002 pela Associação dos Produtores de Agricultura Natural (Apan). Atualmente, sete produtores têm o certificado.

A alternativa, que alia geração de renda e cuidados com o meio ambiente, foi viabilizada por uma parceria com a Organization for Industrial, Spiritual and Cultural Advancement (Oisca), organização não-governamental de origem japonesa que tem o apoio do Itesp. Insumos químicos foram substituídos por técnicas alternativas de origem japonesa, como o extrato pirolenhoso (um defensivo natural) e o bokashi. De acordo com o produtor Nelson Pereira dos Santos, os custos diminuíram em até 70% e o rendimento das terras mais pobres cresceu em até 15%, comparando-se com os índices alcançados anteriormente.

Biodinâmica

O assentamento Ipanema, no município de Iperó, utiliza outro tipo de agricultura natural, conhecido como biodinâmica, pela qual a propriedade agrícola deve ser encarada como um organismo vivo. Dessa forma, o agricultor busca harmonizar o meio ambiente com as culturas. Os produtos químicos são substituídos por “preparados”, produzidos a partir de plantas medicinais, minerais e esterco. A Associação de Agricultura Biodinâmica do assentamento tem nove integrantes.

Helton Ribeiro – Da Assessoria de Imprensa do Itesp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)