Itesp: Jovens de assentamentos do Pontal desenvolvem projeto apiário-escola

Eles participam do projeto desenvolvido pela Fundação Instituto de Terras

sex, 09/01/2004 - 20h10 | Do Portal do Governo

Um grupo de dez jovens de assentamentos dos municípios de Piquerobi, Caiuá e Presidente Venceslau, no Pontal de Paranapanema, Interior de São Paulo, encontrou na apicultura uma alternativa de geração de renda no campo. Eles participam do projeto Apiário-Escola, desenvolvido pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania.

Para a realização do projeto, o Itesp conta com a ajuda do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que liberou recursos de R$ 400 mil dos programas de capacitação em atividades voltadas para a agroecologia. A contrapartida do Itesp é de pouco mais de R$ 138 mil.

Montado em dezembro, com 20 caixas, o apiário já tem 14 enxames coletados. A expectativa é de que ainda neste mês sejam completadas 20 caixas.

De acordo com o técnico em desenvolvimento agrário do Itesp Paulo César Fernandes Paulino, responsável pelo acompanhamento do projeto, “a primeira coleta de mel deverá ser feita entre março e abril”. Ele destaca como fatores importantes para o sucesso da iniciativa o empenho dos jovens e a colaboração de produtores rurais da região, que têm permitido a coleta de enxames em suas propriedades. O grupo pretende, ainda, adquirir mais caixas para o apiário.

Capacitação e encaminhamento

Para a montagem dos apiários-escola, são fornecidos kits completos, com caixas, fumegadores, centrífuga, macacões e outros materiais. Além disso, o projeto oferece cursos de capacitação e acompanhamento, realizados pelo Itesp. O objetivo é fortalecer a organização de jovens agricultores com o estímulo à autonomia e à geração de renda. Em Presidente Venceslau, a iniciativa contou com uma vantagem: a existência de um grupo já formado, viabilizada pelo Programa de Formação de Jovens Empresários Rurais (Pró-Jovem), desenvolvido em parceria com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Paulino explica que o grupo pode atender, inclusive, solicitações de moradores tanto da área rural quanto urbana para a retirada de enxames. Muitas pessoas têm suas residências invadidas por abelhas e, sem saberem como proceder, acabam utilizando veneno ou fogo contra os insetos.

Helton Ribeiro
Da Assessoria de Imprensa do Itesp

(AM)