Itesp: Fundação vai capacitar assentados para a comercialização

Objetivo é estimular e dar suporte para a estruturação de uma rede de comercialização de produtos da agricultura familiar

sex, 23/01/2004 - 17h07 | Do Portal do Governo

A partir de fevereiro, a Fundação Instituto de Terras (Itesp), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do governo do Estado, inicia um amplo programa de capacitação em comercialização com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Num investimento de R$ 250 mil, o programa prevê 66 atividades em todo o Estado, beneficiando 572 produtores rurais.

O objetivo é estimular e dar suporte para a estruturação de uma rede de comercialização de produtos da agricultura familiar das comunidades assentadas e remanescentes de quilombos. Por meio dos cursos, os agricultores deverão conhecer e entender o processo de comercialização, identificando suas potencialidades e limitações.

Para o sucesso do programa, o Itesp conta também com a parceria de entidades como Centrais de Abastecimento S/A (Ceasa), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e Departamento de Inspeção Municipal de Alimentos/Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo (Dima/Semab).

Entre as atividades previstas estão a pesquisa participativa de mercado, formas de organização, gestão de empreendimentos, legislação e comércio solidário. A programação de cursos se estende até dezembro, encerrando-se com uma feira de produtos da agricultura familiar em São Paulo.

Responsável pelas políticas agrária e fundiária do Governo do Estado, o Itesp oferece atualmente assistência técnica e extensão rural a mais de 10 mil famílias em 156 assentamentos rurais e 16 comunidades remanescentes de quilombos.