Itesp faz palestras sobre alcoolismo em assentamentos de Presidente Bernardes

Objetivo é orientar e encaminhar dependentes de álcool para a abstinência e recuperação

qua, 26/03/2003 - 10h09 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O grupo técnico de Presidente Bernardes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) tem realizado, desde o começo de março, palestras sobre alcoolismo nos assentamentos Rodeio e Água Limpa. O objetivo é apoiar, orientar e encaminhar dependentes de álcool para a abstinência e recuperação, apoiando a família, auxiliando na compreensão do problema e buscando ajuda médica, se necessária.

A prefeitura de Presidente Bernardes é responsável pelo transporte dos conferencistas. Os próximos encontros serão dia 29, no assentamento Palu. E no dia 5 de abril, no assentamento Florestan Fernandes. As datas são referentes à palestra inicial em cada assentamento, realizada sempre aos sábados.

A atividade conta com agentes locais de saúde, assistente social do Itesp, e do responsável técnico do grupo de Presidente Bernardes. Os encontros ocorrem na igreja dos assentamentos e são dirigidos a toda a comunidade.

O que é o Itesp

A Fundação Itesp é a entidade responsável pela elaboração e execução das políticas agrárias e fundiárias de São Paulo. Criado em 1991, concentra antigos órgãos responsáveis pelas questões agrária e fundiária do Estado. O campo de atuação é vasto: regularização fundiária, assentamentos, mediação de conflitos, assessoria especial de quilombos e capacitação técnico-agrária.

Desde 1995, o órgão já assentou mais de 6 mil famílias em terras devolutas estaduais. Presta assistência técnica a mais de 9 mil famílias, em 160 projetos. No mesmo período, legitimou, com mais de 10 mil títulos de propriedade, pequenas áreas rurais e urbanas de posseiros que viviam em terras públicas.

SERVIÇO
Instituto de Terras do Estado de São Paulo – www.institutodeterras.sp.gov.br
Correio eletrônico – infoitesp@institutodeterras.sp.gov.br
Tel. (11) 3242-0933

(AM)