Itesp: Assentamento ganha escola de agricultura familiar

Fruto de parceria entre Itesp e Centro Paula Souza, projeto beneficia jovens de assentamento em Itaberá

qui, 01/07/2004 - 14h19 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, e o Centro Paula Souza, inauguram nesta sexta-feira, dia 2, a Escola Técnica de Agricultura Familiar Pedro Pomar, localizada no assentamento Pirituba II, em Itaberá. No local será oferecido, a partir do segundo semestre, o Curso de Habilitação Técnica em Agricultura Familiar para jovens assentados.

O início das aulas está previsto para o dia 22 de julho. Serão duas turmas de 30 alunos. Além dos jovens assentados, alguns filhos de agricultores familiares da região serão beneficiados. O objetivo do curso é viabilizar a permanência do jovem no campo, com qualificação voltada às atividades típicas da agricultura familiar.

Instalada na antiga sede da fazenda Pirituba, reformada e adaptada pelo Itesp, a escola atende a uma reivindicação das próprias famílias assentadas. Uma pesquisa conduzida pela representante do grupo de jovens Ediane Garcia, em que foram entrevistadas 125 pessoas, comprovou o interesse pelo curso.

Segundo o analista de desenvolvimento agrário do Itesp Francisco Feitosa, o prédio da escola conta com duas salas de aula, sala de informática, sala de professores, secretaria, laboratório, biblioteca e cozinha. O custo da reforma foi de aproximadamente R$ 108 mil. Ainda está prevista a construção de uma quadra coberta para prática de esportes.

O Itesp também ficará responsável pela parte prática do curso. As atividades, relacionadas com o conhecimento adquirido em sala de aula, serão desenvolvidas nos próprios lotes dos jovens. ‘Na disciplina de Propagação Vegetal, por exemplo, faríamos práticas de enxertia com culturas de interesse do aluno’, explica Feitosa.

Outras oito escolas técnicas (ETEs) do Centro Paula Souza oferecem o curso, dividido em formação de Agente de Processamento de Produtos Agropecuários, Agente de Produção Vegetal e Agente de Produção Animal.

Serviço:
Inauguração da Escola Técnica Pedro Pomar
Data: dia 2 de junho
Horário: às 16 horas
Local: assentamento Pirituba, Área 3, Distrito de Engenheiro Maia, Itaberá.

Da Assessoria da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)