Itesp: Assentamento comemora aniversário e inaugura barracão de ervas medicinais

Assentados poderão realizar o pré-processamento das plantas medicinais cultivadas no local

sex, 28/05/2004 - 14h45 | Do Portal do Governo

O assentamento Córrego Rico, em Jaboticabal, comemora neste sábado, dia 29, o sexto ano de existência e a inauguração do barracão de ervas medicinais. A construção do estabelecimento é fruto do Projeto Farmanguinhos, uma parceria entre o assentamento, a Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, a Prefeitura de Jaboticabal, a Secretaria da Saúde do Estado e a Fundação Osvaldo Cruz.

Com o barracão, os assentados poderão realizar o pré-processamento das plantas medicinais cultivadas no local. A iniciativa visa a se tornar uma alternativa de geração de renda, dado que as ervas pré-processadas serão vendidas, futuramente, para laboratórios farmacêuticos.

Para comemorar a data estão previstas algumas atividades a serem realizadas no novo barracão. Às 10 horas será realizado uma missa. Posteriormente, às 11 horas ocorrerá uma apresentação sobre a história do assentamento. Ao meio-dia, será servido um almoço. Completam o cronograma da festividade um bingo, às 14 horas, e um baile, às 21 horas.

Moram no assentamento 47 famílias. As principais atividades desenvolvidas pelos assentados em Córrego Rico são a criação de rebanhos de cabras e de bovinos, o cultivo de palmito da pupunha, o plantio de goiabas e o cultivo de ervas medicinais.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania

(AM)