Itesp: Assentados recebem mudas de plantas medicinais

Famílias beneficiadas darão início à produção e fornecerão mudas para outras famílias do assentamento

sex, 23/04/2004 - 8h11 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, entrega na próxima semana quatro kits com mudas de plantas medicinais a produtores rurais do assentamento Conquista, em Tremembé.

Cada kit contém mudas de 30 espécies diferentes de plantas medicinais. As quatro famílias beneficiadas inicialmente darão início à produção e fornecerão mudas para outras famílias do assentamento.

Os kits fazem parte do núcleo Farmácia no Quintal do Programa de Capacitação em Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, desenvolvido pelo Itesp com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O programa também ofereceu cursos aos assentados, ensinando desde técnicas de cultivo até a identificação de cada espécie.

Além de contribuir na prevenção de doenças, o cultivo de plantas medicinais também oferece uma alternativa de geração de renda, com a venda da produção. O assentamento Conquista já é conhecido na região pela produção orgânica de hortaliças com a utilização de técnicas japonesas.

Por Helton Ribeiro, da Assessoria de Imprensa do Itesp

C.C.