Itesp: Assentado encontra sítio arqueológico no Pontal

Segundo análises preliminares, os artefatos podem ter mais de mil anos

qui, 04/09/2003 - 19h25 | Do Portal do Governo

O produtor rural Roque Paulino, do assentamento Tupanciretã, em Presidente Venceslau, região do Pontal do Paranapanema, encontrou restos de um vaso cerâmico e de um crânio humano enterrados em seu lote agrícola. Arqueólogos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) acreditam que as peças podem ter mais de mil anos.

Ao encontrar o artefato e o crânio, Paulino entrou em contato com a universidade, que possui um campus em Presidente Prudente. Os pesquisadores foram até o lote do agricultor e encontraram também vestígios de pedra lascada, uma urna funerária quebrada e dentes.

A Unesp está agora fazendo análises para determinar a idade do material. Segundo os arqueólogos, existe também a possibilidade de haver mais objetos enterrados em profundidades maiores.

Os produtores assentados da região estão sendo orientados pela Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, para entrar em contato com a universidade caso outros objetos semelhantes sejam encontrados.

Da Assessoria de Imprensa da Fundação Itesp

M.J.