IPVA: Motorista que pagar à vista terá 3,5% de desconto

Imposto deverá ser pago entre os meses de janeiro e março

sáb, 06/11/2004 - 17h21 | Do Portal do Governo

IPVA deverá ser pago entre os meses de janeiro e março

De acordo com o calendário noticiado pela Secretaria da Fazenda, os proprietários de automóveis terão três opções para o recolhimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA): à vista com desconto, em janeiro de 2005; à vista sem desconto, em fevereiro; ou em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março. Para quem optar pelo pagamento integral e à vista, em janeiro, o abatimento será de 3,5%, a exemplo do que ocorreu no ano passado. Aos donos de carro zero-quilômetro, será concedida dedução de 3% no IPVA, desde que o pagamento seja integral e efetuado até o quinto dia útil posterior à data de emissão da nota fiscal.

As datas de pagamento seguem escalas de vencimentos de acordo com o final da placa do veículo. Dessa forma, motoristas com carro placa final 1, para obter o benefício em janeiro, devem fazer o pagamento no dia 10. Sucessivamente, as placas de finais 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 0 seguem o calendário até o dia 21 de janeiro. O mesmo critério será para o pagamento antecipado sem o desconto, ou mesmo para em três parcelas.

A Secretaria da Fazenda divulgou, na edição de 30 de outubro do Diário Oficial, a tabela de valores de mercado para cálculo do IPVA 2005. A exemplo de anos anteriores, não haverá alteração de alíquotas do IPVA.

Isentos – Carros a gasolina recolherão 4% sobre o valor do comércio, apurado durante o mês de setembro. Movidos a álcool, pagam 3% sobre o preço venal. Os veículos com mais de 20 anos de fabricação continuarão isentos do pagamento do IPVA. A Fazenda não enviará guias de pagamento para o endereço dos proprietários. Será encaminhado apenas o aviso de vencimento, nos meses de novembro e dezembro, alertando o contribuinte para o dia do recolhimento. No aviso constarão dados do veículo, número do Renavam, valor do imposto, do seguro obrigatório e do licenciamento. Ao todo deverão ser protoclados cerca de 9,5 milhões de avisos de vencimento.

A tabela do IPVA 2005 está disponível no site da receita estadual: www.fazenda.sp.gov.br
Disque IPVA: (11) 3243-3977

Da Agência Imprensa Oficial