IPVA: Começa hoje recolhimento para veículos com placa final 1

Proprietários que optarem pelo pagamento de cota única à vista terão desconto de 3,5%

qua, 07/01/2004 - 8h23 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 7, vence o prazo para o pagamento do IPVA à vista com desconto de 3,5%, ou recolhimento da 1ª parcela, para os veículos usados com placa de final 1. Na quinta-feira, dia 8, vence o prazo para os carros de final 2 e assim sucessivamente. Os carros zero quilômetro terão desconto de 3%, se o IPVA for pago no prazo de 5 dias contados a partir da data de emissão da nota fiscal.

Os proprietários de veículos têm três opções para o recolhimento do imposto: à vista com desconto, em janeiro; à vista sem desconto, em fevereiro; ou em três parcelas em janeiro, fevereiro e março. É importante não esquecer o dia do vencimento pois, além de ter de pagar 20% de multa sobre o valor do imposto mais os juros pela variação da taxa Selic, o proprietário perde o direito de parcelamento. Confira abaixo as datas de vencimento para todos os finais de placa.

A Secretaria Estadual da Fazenda não enviou guias de pagamento para o endereço dos proprietários. Foram enviados apenas o aviso de vencimento, alertando o contribuinte para o dia do recolhimento. No aviso consta ainda dados do veículo, o número do Renavam, o valor do imposto, bem como do seguro obrigatório e do licenciamento.

Com o aviso em mãos ou o documento do carro, o proprietário poderá pagar o imposto, seguro obrigatório e também fazer o licenciamento antecipado nos guichês de bancos; nos caixas eletrônicos, na Internet (Home Banking), e por débito agendado.

Os proprietários de carros novos ou de veículos com distorção no cadastro deverão emitir a guia de recolhimento somente pela Internet, no site da Fazenda – www.fazenda.sp.gov.br. Caso o contribuinte não tenha acesso à Internet, poderá obter a guia nas unidades do Poupatempo. As dúvidas podem ser resolvidas por meio do Disque IPVA: (11) 3243-3977.

Como ocorreu nos anos anteriores, não houve alteração de alíquotas do IPVA. Carros a gasolina recolhem 4% sobre o valor venal (valor de mercado), apurado durante o mês de setembro. Carros a álcool pagam 3% sobre o valor venal. Os veículos com mais de 20 anos de fabricação continuam isentos do pagamento do IPVA.