IPT vai contratar mais cem pesquisadores

Objetivo é diminuir a média de idade do quadro de funcionários, que atualmente é de 46 anos

ter, 16/07/2002 - 13h01 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) vai ampliar o seu quadro de funcionários, com a contratação de mais 100 pesquisadores. Atualmente, o Instituto atua com 930 pessoas efetivas e a média de idade dos funcionários é de 46 anos. Pelos padrões internacionais, o ideal é reduzir esta faixa etária para 30 ou 35 anos. Por isso, a maioria dos novos contratados serão recém-formados ou alunos de mestrado e doutorado.

A redução da média de idade entre os funcionários é fundamental para atualizar a capacitação do Instituto em novos campos de pesquisa. Segundo o diretor superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski, grande parte dos serviços e projetos realizados pelo Instituto são vendidos para a iniciativa privada. “O orçamento do IPT é composto por 46% de repasses do Governo do Estado e 54% da venda destes serviços”, observou.

Ele explicou que no ano passado o Instituto produziu 5.900 relatórios técnicos, 213 pareceres ou laudos, 9 mil ensaios com relatórios, 4.300 certificados de calibração e 100 certificados de materiais de referência.

Projetos na área da Segurança

A Segurança Pública é um dos setores que terão prioridade nos projetos de desenvolvimento de tecnologia. Plonski informou que o Instituto já auxilia o Governo do Estado na busca de tecnologia para o aperfeiçoamento das ações na área da Segurança. “Mas estamos criando um projeto maior e para isso precisamos de profissionais credenciados nessa área”, disse.

O diretor citou alguns exemplos de como é possível atuar neste setor. “A criação de aparelhos de detecção de túneis ou a identificação de barulho de tiro em meio a outros ruídos”, anunciou. Outra função do IPT será o assessoramento na construção de novas penitenciárias, para intensificar a segurança nas cadeias. “Queremos ampliar nossa atuação em áreas estratégicas, que permitam aumentar a competitividade e a qualidade de vida do Estado de São Paulo”, ressaltou.

Seleção dos candidatos

A seleção dos candidatos levará em consideração as prioridades do IPT. Plonski lembrou que o Instituto também pretende formar novas lideranças e desenvolver biotecnologia avançada e tecnologias portadoras do futuro, como nanotecnologia. “São tecnologias extremamente pequenas, menores do que a micro.”

A ampliação do quadro de funcionários deverá ser feita de forma gradativa. Os cem cargos já foram autorizados pelo Governo do Estado, no Diário Oficial do último sábado, dia 13, mas as contratações só começarão no início do ano que vem.

O perfil dos candidatos já está sendo preparado. Segundo o diretor, nesta semana os anúncios do concurso deverão ser concluídos. “Queremos fazer uma seleção muito bem feita para contratar profissionais que consigam articular todas as competências necessárias”, sustentou. Ele destacou ainda que a abertura das vagas não vai despender mais recursos do Governo, pois o Instituto tem quadro autorizado para 2 mil funcionários. “O Governo só precisou autorizar as contratações”, observou.

As vagas que estão sendo abertas vão abranger diversos cargos no IPT. De acordo com o diretor-técnico do Instituto, Francisco Nigro, o salário dos novos profissionais vai variar entre 1.300 e 5 mil reais. Os candidatos precisam ter nível superior, de preferência com cursos de engenharia ou física. Ele informou que a escolha será feita com análise de currículo, prova escrita e entrevista. “Para os cargos mais específicos, vamos sugerir um tema e os candidatos vão apresentar uma tese para nossa banca examinadora”, disse.

Rogério Vaquero