IPT: Treinamento de combate a incêndios em assentamento popular é tema do bate-papo

Instituto desenvolve projeto-piloto na zona oeste da Capital

seg, 19/05/2003 - 13h06 | Do Portal do Governo

Nesta semana o bate-papo programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) será sobre ‘Programa de Segurança contra Incêndio em Assentamentos Urbanos Precários’, com José Carlos Tomina – Tecnólogo em Obras Hidráulicas pela Faculdade de Tecnologia de SãoPaulo (1981).

Cerca de 46 mil incêndios foram registrados no Estado de São Paulo somente no ano de 2001. As populações que vivem em assentamentos precários, como favelas, são algumas das que mais sofrem com este problema, devido à explosiva combinação de um grande número de casas de material inflamável, da falta de informação e da ausência de equipamentos de segurança adequados no local.

Sabendo desse problema, o IPT e a subprefeitura do Butantã desenvolvem um programa piloto de combate a incêndios na favela do Jardim Vila Dalva, uma comunidade de cerca de 1400 famílias na zona oeste de São Paulo. A iniciativa conta com a participação de diversas outras entidades, como o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura/Defesa Civil, a Sabesp, a Escola Politécnica da USP, a Telefônica, a Ultragaz, a AES, a Associação dos Fabricantes de Equipamentos de Segurança contra Incêndios e a ABNT.

Uma equipe com aproximadamente 60 voluntários, que moram na comunidade, será treinada para atuar em situações emergenciais de incêndio. Os futuros brigadistas receberão aulas de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios. As atividades de treinamento, que incluem aulas práticas e teóricas, terão início no dia 26 deste mês e terminam dia oito de junho.

Serviço

Dia: Terça-feira, dia 20 de maio de 2003
Horário: das 11h00 às 11h50
Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.

(AM)