IPT: Tema do bate-papo é ‘Matemática para aprimorar processos’

Modelagem e simulação matemáticas de processos podem evitar modificações desnecessárias de equipamentos

ter, 13/04/2004 - 8h42 | Do Portal do Governo

A modelagem e simulação matemáticas de processos podem evitar modificações desnecessárias de equipamentos da indústria do setor térmico.

A modelagem e simulação matemáticas de processos podem ser utilizadas para se obter aprimoramentos no processo real. Esse estudo matemático promove o aprimoramento do desempenho de adequação de operação de equipamentos térmicos (verificar se operam corretamente, buscar um aumento de capacidade, adequar operações para determinados resultados). Isso é realizado, por exemplo, em processos de aquecimento em fornos metalúrgicos, na otimização da ventilação de um gabinete eletrônico (para um resfriamento mais adequado), ou ainda em trocadores de calor.

A Villares, cliente do IPT, queria fazer uma reforma em um forno metalúrgico, em busca de um determinado resultado (que traria o aprimoramento do processo) e da melhoria da qualidade do produto; a reforma seria custosa e a empresa não tinha certeza se iria obter o resultado esperado. Então o IPT, por meio da modelagem e simulação matemáticas, verificou que a modificação do forno não traria grande benefício e o resultado seria difícil de ser alcançado. A reforma, então, foi adiada pela empresa. ‘O próprio desenvolvimento do trabalho do IPT mostrou que alguns outros investimentos menores poderiam ser feitos e trariam ganhos na qualidade do produto’, afirmou Marco Antonio Soares de Paiva, pesquisador do Agrupamento de Engenharia Térmica do IPT.

Esse Agrupamento trabalha com estudos teóricos de processos térmicos e avaliações experimentais. Além da modelagem e simulação matemáticas, os trabalhos são realizados buscando-se a otimização ou alteração de processos, como, por exemplo, para reduzir impactos ambientais. Também são feitas a avaliação da matriz energética de plantas industriais e a análise da queima de combustíveis, essa última para determinar a adeqüabilidade dos equipamentos de combustão, avaliar metodologias adequadas de combustão e as emissões de poluentes de diversos combustíveis.

Serviço

Bate-papo será neta terça-feira, dia 13, das 11h às 11h50, no site www.ipt.br/tecnologia/chat.

Uso de técnicas experimentais e de simulação matemática no aprimoramento do processo de aquecimento de cilindros forjados em fornos metalúrgicos

Marco Antonio Soares de Paiva – Pesquisador no Agrupamento de Engenharia Térmica do IPT, desde 1981. Engenheiro Mecânico (1980) e doutor pela Escola Politécnica da USP. Professor da Escola de Engenharia Mauá, onde leciona as disciplinas de Termodinâmica e Ciências Térmicas. Desenvolveu atividades em programas de conservação de energia para o setor industrial e comercial. Atualmente, realiza modelagem e simulação matemática em processos termofluidos com aquecimento e resfriamento.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(AM)