IPT: Tema do bate-papo de hoje é a ameaça silenciosa dos cupins

Investir em métodos preventivos pode evitar prejuízos

ter, 23/09/2003 - 8h19 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 23, o bate-papo programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, vai discutir a revisão da Norma Brasileira de Estruturas de Madeiras. Um dos objetivos é incentivar a prevenção de pragas como cupins.

O combate a pragas, grandes inimigas de edificações em centros urbanos,não deve começar somente após a identificação de que o problema já está instalado. Investir em métodos preventivos, como o uso de madeiras resistentes ou tratadas na estrutura de casas e prédios, pode evitar prejuízos e dores-de-cabeça futuras relacionadas à indesejável presença de espécies como cupins e brocas-de-madeira.

Infelizmente, não existe no Brasil o hábito de investir em prevenção,afirma Gonzalo Lopez, responsável pelo Laboratório de Entomologia do IPT. Com experiência de três décadas no controle de pragas em edificações, atendendo a empresas, órgãos públicos e patrimônios históricos, o Instituto trabalha para mudar essa realidade.

Pesquisadores estão participando da revisão da Norma Brasileira de
Estruturas de Madeira, que deverá ficar pronta ainda este ano. Entre as mudanças previstas, está a inclusão de especificações mais detalhadas sobre os tipos de tratamento de madeira adequados para cada situação, e a análise prévia de projetos construtivos para minimizar os problemas de biodeterioração e de tratamento. “Dessa forma, será possível conseguir maior rigor nos procedimentos preventivos para estruturas de edificações, acredita Lopez.

Além disso, pesquisadores participaram da elaboração do Código Municipal de Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas, sob coordenação do vereador Paulo Frange. Entre outras coisas, o projeto prevê a instituição de regras de responsabilidade dos proprietários de imóveis sobre o controle de pragas.

Serviço:
Site: www.ipt.br/tecnologia/chat
Terça-feira, dia 23 de setembro
Horário: das 11h às 11h50
Tema: Cupins em edificações
Debatedor: Gonzalo Antonio Carballeira Lopez – Pesquisador do IPT,
responsável pelo Laboratório de Entomologia do Agrupamento Preservação de Madeiras da Divisão de Produtos Florestais. Biólogo pelo Instituto de Biociências da USP, em 1981. Atua no estudo e diagnóstico do ataque de insetos – cupins e brocas-de-madeira – em edificações, incluindo a execução de medidas de controle, desde 1976.