IPT: Tecnologia molda avanços em siderurgia

Pesquisas ajudam aumentar a produtividade da siderurgia nacional, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias

qua, 18/06/2003 - 20h44 | Do Portal do Governo

Pesquisas do IPT ajudam aumentar a produtividade da siderurgia nacional, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias. Tema do bate-papo desta terça, dia 24.

A competitividade do mercado mundial de aço exige de empresas preocupação constante com o fomento de novas tecnologias produtivas. Sabendo disso, a Villares, uma das maiores empresas do setor no País, desenvolve, desde 1997, um projeto conjunto com o IPT e a USP que objetiva o desenvolvimento de cilindros de laminação mais eficientes e confiáveis.

O cilindro é um dos principais componentes do laminador, equipamento responsável pela produção de chapas de aço em siderúrgicas. Como está sujeito a altas temperaturas e a esforço mecânico constante, ele sofre grande degradação, precisando ser trocado e reparado de tempos em tempos. “Durante a troca de um cilindro, é necessário paralisar a linha de produção”, afirma o pesquisador Mario Boccalini, do Laboratório de Fundição do IPT. “Isto implica em perdas de produtividade consideráveis.”

As instituições envolvidas no projeto desenvolvem estudos de degradação do material e também projetos de ligas metálicas para cilindros que sofrem menos desgaste e são mais adequadas a cada tipo de processo de laminação. O resultado disso é o aumento de produtividade nas siderúrgicas e de qualidade no produto final. Boccalini irá falar, no bate-papo de terça-feira, a respeito dos materiais mais empregados na produção de cilindros e dos mais adequados a cada tipo de situação, além dos avanços tecnológicos alcançados pelo IPT na área.


Serviço

– Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo – será:

– Data: Terça-feira, dia 24 de junho de 2003
– Horário: das 11h às 11h50
– Tema: Materiais para cilindros de laminação a quente de tiras de aço
– Debatedor: Mário Boccalini Jr. – Pesquisador do Laboratório de Fundição do IPT. Engenheiro metalurgista e doutor em engenharia pela Epusp. Coordenador do projeto ‘Centro de Desenvolvimento de Cilindros-CDC’ (projeto cooperativo IPT/Epusp/Aços Villares-Sidenor).

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.