IPT: Tecnologia antienchentes será tema de bate-papo desta semana

Equipes de pesquisadores do instituto desenvolvem estudos em áreas de risco de diversas regiões de São Paulo

seg, 10/05/2004 - 9h17 | Do Portal do Governo

Bate-papo desta terça-feira, dia 11, será sobre erosão do solo e minimização de enchentes

A ocupação indevida de lotes na área urbana produz um efeito ambiental perverso, desencadeando enchentes na época de chuvas. Equipes de pesquisadores do IPT desenvolvem estudos em áreas de risco de diversas regiões de São Paulo, mapeando e elaborando recomendações técnicas para resolver esse tipo de problema. São analisados fatores de risco de erosão como a suscetibilidade de solos, assoreamento de rios e deslizamentos.

Exemplo recente desse tipo de iniciativa é o relatório técnico entregue no dia 4 de maio á Subprefeitura paulistana do Butantã, como parte das atividades de responsabilidade social do IPT. O documento contém as diretrizes para prevenção e controle da erosão na Bacia do Ribeirão – Pirajussara. A Bacia abrange as regiões das Subprefeituras do Butantã e do Campo Limpo, que são caracterizadas por sérios problemas de enchentes.

A Bacia é cortada pelo Rio Pirajussara, que divide o município de São Paulo com Embu e Taboão da Serra. Taboão e Embu são áreas de cabeceiras; toda a água da Bacia converge para o Butantã, daí sua propensão a enchentes. O relatório traz uma proposta de combate à enchente focando os problemas da erosão e da contenção de sedimentos, citando medidas preventivas e corretivas. Esta metodologia pode ser aplicada a outras áreas municipais.

Serviço

Bate-papo na terça-feira, dia 11 de maio de 2004 no site do IPT das 11h às 11h50.

– Tema: Erosão do solo e minimização de enchentes

Debatedora: Kátia Canil – Geógrafa. Pesquisadora e responsável pela Seção de Processos e Riscos Geológicos da Divisão de Geologia do IPT. Mestre em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Doutorado em andamento com tema na área de Erosão e Riscos Ambientais – Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP. Professora da Faculdade de Ciências Sociais, Departamento de Geografia da Pontifícia Universidade Católica. Representante e membro da câmara técnica de planejamento do Subcomitê de Bacia Hidrográfica Alto Tietê/Pinheiros Pirapora.