IPT: Software desenvolvido pelo Instituto facilita leitura de teste de diabetes

Aplicativo verifica taxas de glicose, identifica anomalias e emite e-mail ou ligação telefônica ao médico

qua, 03/12/2003 - 13h12 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desenvolveu software para integrar a comunicação eletrônica dos resultados de testes com glicosímetros. Ao usar os aparelhos para medir a taxa de açúcar no sangue, o diabético encontrava dificuldades para transmitir as informações por haver incompatibilidade entre marcas e modelos.

Com o novo aplicativo, ele poderá optar pelo equipamento que julgar mais conveniente, independentemente do fabricante. O acompanhamento de diabéticos depende de uma série de resultados que são obtidos pelas leituras efetuadas pelo glicosímetro. O aparelho é capaz de registrar até 150 medições.

Os resultados coletados são transferidos, utilizando o software do IPT, para um banco de dados do IDVida, empresa que solicitou a criação da ferramenta. O aplicativo faz a verificação das taxas de glicose e, identificando anomalias, emite e-mails ou ligações telefônicas ao cuidador e médico para que tomem as devidas providências.

Quando os valores obtidos estão alterados em relação ao padrão, é necessário cuidar da alimentação ou administrar medicamentos para controlar a taxa de glicose no sangue. Se não tratada adequadamente, a diabetes provoca outras doenças.

Tratamento domiciliar

O software integra, ao mesmo tempo, informações por telefone, microcomputador e assistente digital. ‘O acesso aos dados pessoais de saúde pela Internet torna a assistência médica mais ágil e eficaz, diminuindo o tempo entre o exame pelo glicosímetro e a prescrição de medidas adequadas’, esclarece a pesquisadora do IPT, a física Maria Fátima Porcaro.

Outra vantagem apontada pelo monitoramento remoto de paciente com diabetes tipo 2 é que, informando regularmente a taxa medida – por telefone ou pela Internet – , o diabético pode receber orientação que o ajudará a manter o necessário controle com menos visitas ao médico. Com isso, o tratamento pode ser feito em ambiente familiar.

A nova tecnologia está sendo testada com os funcionários do IPT. Após triagem, foram identificados 30 indivíduos que estavam em situação de risco. Eles serão monitorados durante 30 dias. Os fabricantes de glicosímetros forneceram os aparelhos para a realização do experimento.

Encontrando soluções

O trabalho desenvolvido no Centro de Tecnologia XML do IPT, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, resulta de uma parceria com a HP, Microsoft, SCIL e 3Com.

‘O objetivo do Centro de Tecnologia XML é desenvolver soluções que tenham por ferramenta a informática, aplicáveis a qualquer área de atividade. Fazemos desenvolvimentos tecnológicos em prazos curtos, entre quatro e cinco semanas, no máximo.’

SERVIÇO
O assunto foi discutido no bate-papo do dia 25. A íntegra da conversa está no site www.ipt.br/tecnologia/chat

Da Agência Imprensa Oficial
E Assessoria de Imprensa do IPT

(AM)