IPT: Software ajuda diabéticos a melhorar qualidade de vida

Tema será debatido amanhã, dia 25

seg, 24/11/2003 - 10h29 | Do Portal do Governo

Software desenvolvido no IPT ajudará diabéticos a melhorar sua qualidade de vida, permitindo uso integrado de glicosímetros . Tema do bate-papo de terça, dia 25.

Glicosímetros são aparelhos usados para monitorar com precisão a taxa de açúcar presente no sangue. São fundamentais para assegurar boa qualidade de vida às pessoas diabéticas. A incompatibilidade para a comunicação de dados entre esses aparelhos, porém, é uma dificuldade vivida por quem convive com a doença.

Um software que está em fase final de desenvolvimento no IPT poderá colocar um ponto final no problema e liberar os usuários para optar pelo aparelho que acharem mais conveniente, independentemente do fabricante. O projeto desenvolve-se no Centro de Tecnologia XML do Instituto. Integra simultaneamente dados por telefone – recurso já existente – computador e handheld via internet. Segundo Fatima Porcaro, da equipe do IPT, o acesso aos dados pessoais de saúde pela internet tornará a assistência médica mais ágil e eficaz, diminuindo drasticamente o tempo entre um exame de glicosímetro e a prescrição de medidas terapêuticas adequadas.

Serviço

Nesta semana o Bate-Papo Programado do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo – será:

– Dia: Terça-feira, dia 25 de novembro de 2003
– Horário: das 11h00 às 11h50
– Tema: Uma aplicação para monitoramento remoto de pacientes com diabetes através de tecnologia XML
Debatedores: Maria de Fatima Porcaro – Pesquisadora do IPT. Física (PUC-SP), mestranda em Engenharia de Redes. Responsável pelo Departamento de Serviços e Telecomunicações da Coordenadoria de Gestão de Patrimônio do IPT. É coordenadora negocial dos convênios com a 3COM, HP, NOVELL e Microsoft.

Antonio Luiz Rigo – Pesquisador do IPT. Engenheiro Eletrônico (EESC-USP), Mestre em Eletrônica Aplicada (ITA) e Doutor em Engenharia de Sistemas (POLI-USP). Responsável pelo Laboratório de Eletrônica Digital e pela implantação do Laboratório de ITS-Wireless do Agrupamento de Sistemas de Controle da Divisão de Mecânica e Eletricidade do IPT. Professor e coordenador de área de redes do Mestrado Profissional do IPT em Engenharia de Computação. Atua no Convênio IPT/Microsoft/HP como gerente técnico do Centro de Tecnologia XML.

Site: www.ipt.br/tecnologia/chat. Todos os bate-papos anteriores estão disponíveis para consultas on-line.