IPT: Simulação da F-1 aos reatores químicos é tema do bate-papo de hoje

Um software muito utilizado nas simulações na área química é o chamado Fluido Dinâmica Computacional

ter, 17/02/2004 - 10h40 | Do Portal do Governo

Existe algo em comum entre testes para aperfeiçoar a aerodinâmica dos carros de Fórmula 1, de aviões e o desempenho de reatores químicos. São todos problemas complexos de engenharia, simulados em condições controladas e utilizando software específico, aumentando a segurança e ao mesmo tempo a confiabilidade dos testes.

Um software muito utilizado para efetuar simulações na área química é o chamado Fluido Dinâmica Computacional, conhecida pela sigla CFD do inglês, Computational Fluid Dynamics.

É uma ferramenta que possibilita simular, através de um programa de computador, problemas complexos da engenharia e da física. Parte importante do trabalho que era feito em laboratório para determinar parâmetros fundamentais para o projeto de engenharia agora pode ser substituído por esta técnica.

Alguns exemplos de projetos podem ser citados: carros de Fórmula 1, aviões e equipamentos industriais, como reatores químicos e tanques agitados. As simulações, feitas no IPT, que utilizam esta técnica estão voltadas para a otimização do desenvolvimento de projetos de reatores da indústria química.

Serviço

Bate-papo nesta terça-feira, dia 17, das 11h às 11h50 no site .

Utilização da Fluido Dinâmica Computacional (CFD) no desenvolvimento de processos industriais

Efraim Cekinski – Pesquisador do IPT, desde 1980. Diretor da Divisão de Química do IPT. Formado em Engenharia Química na Escola de Engenharia Mauá, 1979; Mestrado na Escola Politécnica USP, 1989; Doutorado Universidade de Poitiers (França), 1993. Principais áreas de trabalho: processos de produção de fertilizantes, meio ambiente, agitação e mistura na indústria, fluido dinâmica computacional. Atividades didáticas: professor na Escola de Engenharia Mauá, disciplina ‘Fenômenos de Transporte’; professor no Mestrado Profissional do IPT, disciplina ‘Otimização de Processos Através de Métodos Computacionais’.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

(AM)