IPT: Semana da Ciência e Tecnologia discute impacto das pesquisas

Evento será realizado nesta semana (18 a 24 de outubro)

seg, 18/10/2004 - 10h24 | Do Portal do Governo

Entre os dias 18 e 24 de outubro realiza-se em todo o País a Semana de Ciência e Tecnologia idealizada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Confira a programação do IPT que participa da mostra de tecnologia nacional.

A ‘Semana de Ciência e Tecnologia’, abre as portas à população de um dos mais tradicionais centros de pesquisa e tecnologia de São Paulo e do Brasil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), localizado na Cidade Universitária (zona oeste da capital) e vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo. O IPT estará ao lado de universidades, centros de pesquisa, escolas, parques e bibliotecas de todo o País, que preparam uma intensa programação para aproximar a comunidade científica dos moradores das cidades, através da divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia, conhecidas entre pesquisadores pela sigla C&T.O objetivo do evento é discutir o impacto das pesquisas, de suas aplicações no cotidiano da população e sua importância para a qualidade de vida das pessoas.

Uma visita ao IPT pode ser uma imersão no mundo da tecnologia e da inventividade. Alguns desenvolvimentos têm impacto direto no dia-a-dia da população. Um dos equipamentos que com toda a certeza vai atrair as atenções dos visitantes, é o túnel de vento. Com 40 metros de comprimento e uma hélice gigante da altura de uma casa em uma de suas extremidades, o túnel é feito de madeira com estruturas metálicas e
janelas de vidro para tornar algumas seções visíveis.

O imenso equipamento é ferramenta para a indústria, para monitorar as oscilações de grandes edifícios e estruturas de engenharia civil ou fenômenos meteorológicos e atmosféricos. No seu interior podem ser produzidas correntes de vento que chegam à velocidade de 90 km/h, simulando tempestades como as que atingem o litoral brasileiro.
Outra surpresa é o tanque de provas, atualmente o maior do País, com quatro metros de profundidade e quase 300 metros de comprimento, para testar instalações petrolíferas e cascos de navios. O tanque simula vento, ondas e correntes oceânicas, para verificar o comportamento de estruturas marítimas flutuantes como, por exemplo, as plataformas
utilizadas pela Petrobrás para a produção de petróleo e gás no mar.

Uma sala da Divisão de Produtos Florestais guarda uma preciosidade ambiental. É a maior xiloteca da América Latina, onde estão armazenadas amostras de madeira de aproximadamente três mil espécies de árvores do Brasil e do mundo, de todos os tamanhos, cores, aromas e sabores, do exótico ébano africano ao popular pinus. Uma jóia da biodiversidade florestal, preservada em algumas dezenas de gavetas.

Poderão visitar as instalações do IPT, nos dias 18, 20 e 22, alunos do ensino médio tradicional e profissionalizante, de escolas públicas ou privadas. A visitação para os empresários será nos dias 20 e 21 e o público em geral será recebido também no dia 21.

As visitas terão quatro horas de duração, serão abertas com café de boas-vindas e terão transporte por conta do Instituto. O agendamento para a atividade de ‘Portas Abertas’ deverá ser efetuado por grupos. Para isso, contatar Maria José pelo e-mail snctipt@ipt.br ou telefones (11) 3714-5849 e (11) 9221-8486.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas fica na Avenida Profº Almeida Prado, 532, Cidade Universitária  zona Oeste da capital

Assessoria de Imprensa do IPT