IPT: ‘Rochas em edificações’ é tema de bate-papo

Bate-papo será realizado nesta terça-feira, dia 14, no site http://www.ipt.br/tecnologia/chat/

seg, 13/06/2005 - 11h22 | Do Portal do Governo

Rochas naturais podem ser usadas na construção civil para acabamentos superficiais e revestimentos. Esse é o tema do bate-papo do IPT, que acontece nesta terça-feira (14), às 11 horas, no site http://www.ipt.br/tecnologia/chat/

Para serem empregadas em revestimentos de edificações é preciso que rochas, como o mármore e o granito, passem por análises laboratoriais que as caracterizem e identifiquem as suas principais propriedades físicas e mecânicas para assegurar a segurança e o bom desempenho do material.

Segundo a pesquisadora do IPT, Maria Heloísa Frascá, essas rochas são concorrentes de materiais como a cerâmica. Freqüentemente utilizadas como ladrilhos e placas, as rochas devem ter suas características definidas para que elas sejam empregadas devidamente a fim de atender às suas funções.

Depois de exploradas na natureza, processadas e inseridas na indústria da construção civil, as rochas chegam ao IPT para análises. No laboratório, além da caracterização da rocha, são testadas propriedades como resistência, densidade, porosidade, dilatação térmica e outros quesitos. A partir daí é indicado o uso que se deve e se pode fazer dela. Assim, o IPT é capaz de fornecer informações que corroborem na elaboração de um projeto civil, por exemplo.

‘Há uma variedade muito grande de rochas. Uma é mais adequada que a outra para determinado uso’, observa Frascá. A pesquisadora exemplifica que uma que fosse polida nunca poderia ser usada para acabamento de uma piscina por questões de segurança. O recomendável para evitar eventuais escorregões seria o uso de um tipo rústico de pedra.

Assessoria de Imprensa do IPT

M.J.