IPT: Referência Técnica do Instituto atesta a qualidade de produtos da construção civil

Empresas que possuem a Referência confirmam o aumento da confiança no mercado

qui, 27/11/2003 - 14h46 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, coloca sua competência e credibilidade à disposição de empresas que investem em inovação. Empresas que possuem Referência Técnica (RT) em seus produtos confirmam o aumento da confiança no mercado.

A Kit Casa Pré Fabricada Ltda possui desde junho deste ano Referência Técnica para seu sistema de painéis cerâmicos pré-fabricados, usados em paredes de unidades habitacionais. O diretor de negócios e estratégias da empresa, Oswaldo Capel revela que o documento viabilizou diversos contratos. O empresário traduz em números os benefícios trazidos pela Referência.

‘Em três anos, fechamos cerca de 150 contratos relacionados ao produto. Em apenas três meses, já com a Referên-cia Técnica IPT, praticamente dobramos este número.’

Devido à satisfação em relação aos resultados obtidos com a Referência Técnica IPT, a Embu SA. Engenharia e Comércio planeja estender o documento a todas as suas nove unidades.

A empresa possui, desde outubro de 2002, Referência Técnica para o concreto pré-misturado que comercializa em uma delas. ‘O IPT é extremamente respeitado no mercado’, afirma Amarildo Lima, diretor técnico da Embu S.A.

Tecnologia é argumento de venda

A Sergus Construções e Comércio Ltda. Possui, há três anos, a Referência Técnica do IPT para seu sistema construtivo de paredes e lajes de concreto armado moldadas no local.

Sérgio Christiano, diretor técnico da empresa, revela que o documento foi extremamente importante para viabilizar negócios com o setor público.

‘Licitações de organismos como Cohab, CDHU e Caixa Econômica Federal são bastante exigentes na comprovação da qualidade e segurança em produtos e sistemas construtivos’, afirma. ‘Possuir o aval do IPT abre diversas portas.’

Para os profissionais responsáveis pela obra como, por exemplo, instaladores, arquitetos e engenheiros civis, a Referência Técnica constitui um ponto muito importante na escolha do produ-to’, afirma Luiz Carlos Rebello, diretor comercial da Termomecânica São Paulo S.A. A empresa possui Referência Técnica IPT para tubo de cobre soldado e para encanamentos de água e gás em instalações prediais.

‘Por serem novas no mercado, as paredes de chapas de gesso acartonado da Giptisa S.A. estariam desacreditadas no mercado sem a Referência Técnica IPT’, afirma Salvador Duarte, gerente de marketing da empresa. A Knauf do Brasil é outra companhia que possui Referência para o mesmo produto.

Omair Zorzi, diretor técnico da Knauf do Brasil, ressalta que com a obtenção do documento, o mercado passou a confiar nas especificações que a empresa divulgava anteriormente.

Para mais informações sobre a Referência Técnica IPT, acesse o site
www.ipt.br/servicos/cct ou entre em contato com o Centro de
Certificação Técnica do Instituto (11) 3767-4718 ou 3767-4009

Da Assessoria de Imprensa do IPT
V.C.