IPT: Realiza hoje bate-papo sobre o biodiesel como alternativa ao petróleo

Instituto é pioneiro no desenvolvimento de tecnologia para a produção do combustível

ter, 28/01/2003 - 8h36 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, dia 28, às 11 horas, o bate-papo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) será sobre o uso do óleo vegetal em veículos a diesel, apontado como uma possível saída para a crise de combustíveis.

A corrida pela viabilização de fontes alternativas de energia é um dos grandes desafios da nova ordem mundial. Um dos produtos que têm atraído o interesse de diversos países é o biodiesel, um combustível de origem vegetal que pode ser utilizado em motores movidos a óleo diesel sem a necessidade de modificação do equipamento.

Além de apresentar desempenho semelhante ao diesel comum, o biodiesel tem a vantagem de ser bem menos prejudicial ao meio ambiente. O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo é, no Brasil, pioneiro no desenvolvimento de tecnologia para a produção do combustível.

O investimento na produção de biodiesel pode configurar uma iniciativa importante visando diminuir a dependência do setor de combustível em relação ao mercado externo. ‘Importamos praticamente 30% do óleo diesel utilizado no Brasil’, afirma o pesquisador Maurício Trielli, do IPT. ‘Como seu preço está sempre sujeito a oscilações provocadas por questões políticas, o investimento em biodiesel pode revelar-se uma questão de interesse estratégico para o Brasil’.

O biodiesel já vem sendo testado em caminhões pela Coordenadoria de Programas de Pós-graduação em Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, produzido a partir de óleo usado nas frituras da rede de lanchonetes Mc Donald´s. O governo do Rio vai solicitar sua homologação pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

O óleo que dá origem ao biodiesel pode ser extraído ainda da mamona, milho, soja, dendê, algodão, girassol, babaçu, buriti e castanha-do-pará, entre outros vegetais.

Para participar do bate-papo do IPT basta acessar o endereço www.ipt.br/tecnologia/chat

A.M.