IPT: Qualidade de janelas é tema do bate-papo on line

Índice da produção nacional de janelas que atendem às normas de qualidade cresceu 30% em dois anos

ter, 06/01/2004 - 8h48 | Do Portal do Governo

No bate-papo desta terça-feira, dia 6, o pesquisador Fúlvio Berçot Miranda, do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos, da Divisão de Engenharia Civil do IPT fala sobre a qualidade dos caixilhos que formam as portas e janelas das edificações, cujo teste fundamental são as chuvas e as tempestades de verão.

Fúlvio coordena a equipe responsável pelos ensaios de desempenho em caixilhos (janelas, fachadas-cortina, portas e guarda-corpos) e é responsável técnico pelos ensaios realizados para os Programas Setoriais da Qualidade (PSQ) do PBQP-H em janelas de alumínio e PVC.

O bate-papo on line será às 11 horas, com duração prevista de 50 minutos, no site do IPT: www.ipt.br.

Certificação do IPT incentiva fabricantes

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) atua há muitos anos na avaliação de qualidade e desempenho dos materiais empregados na construção civil segundo normas nacionais, internacionais ou métodos de ensaio desenvolvidos pelos próprios pesquisadores para garantir a resistência, durabilidade e eficácia dos produtos utilizados nas edificações.

É no Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos, da Divisão de Engenharia Civil do Instituto que são feitas as avaliações desses materiais, de revestimentos de piso e paredes até telhas e coberturas. A partir de 2001, o LCS tornou-se “laboratório de referência” dos Programas Setoriais da Qualidade (PSQ) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat para realização de ensaios e emissão da certificação de qualidade dos caixilhos (janelas e portas) de alumínio e de PVC.

O laboratório está verificando o desempenho das janelas padronizadas fabricadas pelo mercado, do tipo de correr, com 2, 4 e 6 folhas, dimensões aproximadas de 1,0 m X 1,2 m e 1,2 m X 1,2 m, que representam a maioria das peças produzidas pela indústria e vendidas no mercado. Os testes realizados pelo IPT vêm auxiliando as associações nacionais de fabricantes a incentivarem as indústrias a aderir aos programas de qualidade, para garantir ao consumidor produtos padronizados, testados e com selo de garantia de desempenho.

Não são apenas os fabricantes que estão aderindo aos programas e submetendo seus produtos aos ensaios laboratoriais para obter a certificação de qualidade: a adesão dos órgãos públicos responsáveis pela incorporação e financiamento das habitações, como a Caixa Econômica Federal e a CDHU/SP está garantindo não apenas maior qualidade das construções populares como vem incentivando a participação de fatias maiores de indústrias nos programas.O resultado deste círculo virtuoso é o aperfeiçoamento contínuo dos materiais de construção e a padronização segundo patamares crescentes de qualidade e eficiência.

De acordo com o pesquisador Fúlvio Berçot Miranda, responsável pelos ensaios de esquadrias do Laboratório de Componentes e Sistemas Construtivos, da Divisão de Engenharia Civil do IPT, o índice da produção nacional de janelas que atendem às normas de qualidade passou de 40% em 2001, quando o LCS iniciou os trabalhos como laboratório de referência, para 70% em 2003.

O LCS efetua os ensaios nos caixilhos conforme os preceitos da norma brasileira NBR 10821:2000 , que determina a verificação da permeabilidade ao ar, da estanqueidade à água, da resistência às cargas uniformemente distribuídas, da resistência aos esforços de manuseio, como abrir e fechar repetidamente a janela. O efeito do vento e da chuva é analisado segundo padrões específicos de cada região do país. Em regiões mais quentes, por exemplo, a ação do vento, e consequentemente, do frio na janela, pode ser maior. A vedação da janela deverá ser maior em regiões do País onde o frio é mais intenso.

Os Programas de Qualidade são integrados por alguns fabricantes de grande e médio porte, geralmente responsáveis por mais de 60% do mercado formal de caixilhos e gerenciados por uma entidade neutra – como uma associação de fabricantes, por exemplo, – que é responsável pela organização, definição de parâmetros, coleta de amostras junto aos fabricantes, revendas e eventualmente, na própria obra, para análise no laboratório de referência do IPT.

Os resultados destes programas são atualizados e divulgados no site do Ministério das Cidades, na página correspondente ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat com a relação das marcas e produtos que estão em conformidade com as normas.