IPT promove debate sobre como prevenir deslizamentos de encostas

Pela internet, serão respondidas perguntas sobre como antecipar problemas e reduzir perdas que as chuvas de verão provocam

seg, 07/01/2002 - 10h44 | Do Portal do Governo

Pela internet, serão respondidas perguntas sobre como antecipar problemas e reduzir perdas que as chuvas de verão provocam

O que se pode fazer para evitar deslizamentos em encostas, provocados pelas chuvas de verão por quase todo o País, será tema do bate-papo eletrônico que o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) promove nesta terça-feira, dia 8, a partir das 11 horas, por seu site www.ipt br

O bate-papo será comandado pelo geólogo Eduardo Soares de Macedo, pesquisador do IPT desde 1981, e especializado em desastres naturais. O debate tem duração prevista de 50 minutos e é aberto a todos os interessados, técnicos ou não.

Eduardo Soares de Macedo especializou-se no Japão em desastres naturais e é doutor em meio ambiente pela Unesp. Coordena os trabalhos do IPT no Plano Preventivo de Defesa Civil no Litoral e no Vale do Paraíba, em São Paulo, implantado em 1988, em parceria do governo estadual com a Defesa Civil e as prefeituras.

A característica principal do PPDC é antecipar riscos e reduzir danos. Para isso, é feito um trabalho permanente de monitoramento de chuvas, remoção preventiva e obras de contenção, além do treinamento de moradores para identificar sinais de risco.

O IPT, criado há mais de 100 anos, tem quadro técnico formado por mais de 400 pesquisadores e cientistas e 72 laboratórios. É ligado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.

Ele atua em três grandes áreas: inovação, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos em vários campos da Engenharia (biotecnologia, reciclagem industrial, saneamento, petróleo, novos materiais e informática, por exemplo). Na difusão do conhecimento científico e tecnológico, são atendidas, anualmente, cerca de 20 mil consultas.

Os chats são realizados todas as terças-feiras, às 11 horas. Para obter a programação e ser avisado com antecipação dos temas por e-mail, basta abrir o site e cadastrar-se.

Cecilia Zioni