IPT: Política industrial traz novidade como estratégia de desenvolvimento

Inovação é mais do que invenção

sex, 02/04/2004 - 20h16 | Do Portal do Governo

Inovação é mais do que invenção. Só ocorre inovação quando um novo bem ou serviço é adotado por parcela significativa da sociedade.

Há três conceitos de inovação. A forma mais usual de entendê-la é pelas realizações da criatividade humana incorporadas ao nosso dia a dia. Por exemplo, a máquina que mudou o mundo (apelido do automóvel), um novo medicamento ou a internet.

Outro conceito de inovação está associado aos efeitos dessas realizações. Podem eles ser positivos ou negativos, de acordo com os riscos percebidos. Por exemplo, os produtos transgênicos, hoje polêmicos. Ou o avião Concorde, que apesar de ser uma façanha tecnológica em termos de inventividade, não se mostrou viável comercialmente, indo precocemente ao museu.

O terceiro, e mais interessante conceito, é a inovação como processo. Ela acontece como resultado de atitudes, comportamentos e práticas que permitem responder criativamente a desafios – por exemplo, o de produzir sem estragar o meio ambiente. Ou o de prover saneamento básico de qualidade com recursos limitados.

Sempre será necessário usar bem o conhecimento existente e, pela pesquisa, desenvolver o que falta. Mas para que inovações ocorram, é necessário adicionar à inventividade o espírito empreendedor – ou seja, a vontade, disciplina e competência para fazer com que uma nova idéia seja reconhecida como boa e adotada.

Inovações geralmente são feitas em parceria. O IPT atua há mais de cem anos como co-autor de inovações, participando junto com empreendedores privados e públicos na transformação de sonhos viáveis em bens e serviços que melhorem a qualidade de vida da sociedade.