IPT: Philip J. Bond participa da comemoração do Instituto de Pesquisas Tecnológicas

Secretário destacou o avanço tecnológico alcançado pelo Brasil em algumas áreas como biotecnologia e nanotecnologia

qua, 04/06/2003 - 18h14 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, recebeu nesta quarta-feira, dia 4, na sede do IPT, a visita de representantes do governo dos Estados Unidos para a comemoração dos 30 anos de parceria entre instituições tecnológicas brasileiras e norte-americanas. O secretário executivo do comércio para assuntos tecnológicos dos Estados Unidos, Philip J. Bond, e o diretor de assuntos internacionais e acadêmicos do National Institute of Standarts and Technology (Nist), Stephen Carpenter, compareceram ao evento que celebrou a cooperação iniciada em 1973 entre Nist, IPT e Instituto Tecnológico de Alimentos (Ital).

A cooperação foi uma iniciativa do governo paulista de buscar assistência técnica internacional para aumentar a qualidade dos produtos brasileiros. O resultado prático foi o criação de diversos laboratórios de ensaio e metrologia no IPT e no Ital, além do desenvolvimento de padrões de certificação de qualidade e da realização de estágios de pesquisadores brasileiros em laboratórios dos Estados Unidos.

Hoje, o IPT tem 70 laboratórios, 46 deles certificados pela ISO 9002 ou pelo Inmetro, além de 380 projetos de pesquisa em andamento. A colaboração do Nist foi fundamental para a construção dessa realidade, afirmou o assessor da diretoria executiva do IPT, Saburo Ikeda.

A parceria entre Nist, IPT e Ital, que teve início como uma assistência técnica, ganhou novas dimensões com o passar do tempo. Evoluímos de uma relação vertical para uma parceria de colaboração mútua, revelou o diretor superintendente do IPT, Guilherme Ary Plonski. O IPT e o instituto norte-americano realizam hoje projetos conjuntos em áreas como engenharia civil e metalurgia.

A metrologia, responsável pela medição, controle e certificação da qualidade de produtos e processos de produção, foi uma das áreas da engenharia que mais avançou em virtude dessa cooperação. Através dela desenvolveram-se no Brasil diversos padrões de certificação de qualidade reconhecidos internacionalmente. A criação do Programa Brasileiro de Metrologia em Química, liderado pelo IPT, intensificou ainda mais o intercâmbio nessa área, promovendo inclusive programas de comparação interlaboratorial entre o Nist e laboratórios brasileiros. ‘Hoje nenhum produto circula no mercado mundial sem certificação de qualidade’, atestou o secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles.

Aproximação Brasil – EUA

O secretário Philip J. Bond, revelou que ciência e tecnologia serão dois dos principais temas debatidos durante o encontro entre os presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 20, em Washington. Deverá ser abordada a negociação para a criação da Área de Livre Comércio da Américas (Alca).

‘Cooperação entre países é a chave do sucesso para a fabricação da nova sociedade global’, afirmou Bond. ‘Espero que essa parceria entre Nist, IPT e Ital seja apenas o prelúdio de mais cooperação entre o Brasil e o Estados Unidos na área tecnológica’. Bond destacou o avanço tecnológico alcançado pelo Brasil em algumas áreas como biotecnologia e nanotecnologia ciência na qual também estão sendo discutidos projetos em parceria com a Unicamp. Além disso, Bond reafirmou ainda o desejo dos Estados Unidos de negociar com o País a implementação do modelo norte-americano de TV Digital.

O secretário do governo, João Carlos Meirelles, aproveitou a oportunidade para convidar o Nist a colaborar com o Brasil na implementação de padrões de certificação das normas norte-americanas de qualidade na área de alimentos. ‘O Brasil tem bastante interesse em participar desse mercado’, afirmou Meirelles.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

M.J.